O Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) se reuniu, na manhã da última terça-feira (12) com pauta única para debater “a sustentabilidade do HUAP numa gestão compartilhada com a EBSERH”. Convocado e dirigido pelo diretor do HUAP, Prof. Tarcísio Rivello, o conselho contou com a presença do Presidente da EBSERH, Newton Lima; do Magnífico Reitor da Universidade Federal Fluminense, Sidney Mello; e do Vice-Reitor, Antônio Cláudio Nóbrega.
A reunião foi aberta pelo Professor Tarcísio Rivello que explicou, de forma sucinta, os problemas vividos pelo HUAP. Tarcísio fez um resumo dos relatos apresentados na reunião anterior do Conselho (onde foram abertas as contas do hospital) e passou a palavra ao Presidente da EBSERH, Newton Lima, para uma apresentação sobre a empresa estatal.
Durante a apresentação do Presidente da EBSERH foram sanadas dúvidas importantes sobre a garantia da autonomia universitária, do atendimento 100% SUS e sobre o aumento de leitos e do quadro de pessoal dos hospitais universitários onde a EBSERH foi implementada. Atendendo à solicitação da entidade sindical (Sintuff), presente na reunião, coube à professora Claudia March fazer um contraponto à apresentação do Presidente da EBSERH.
Após as duas exposições – de cerca de 30 minutos cada uma – perguntas seriam abertas para os Conselheiros indagarem tanto ao Presidente da EBSERH, quanto à professora indicada pelo Sintuff, sobre suas apresentações, no entanto, dirigentes do Sintuff criaram um clima de tensão elevado que impediu a continuidade da reunião.
Apesar do encerramento prematuro, o Conselho Deliberativo do HUAP se consolidou como mais um espaço onde o tema da gestão compartilhada do HUAP com a EBSERH foi posto para debate. As formas de financiamento e estruturação do hospital universitário estão na pauta do dia da universidade com todos trabalhando em busca do melhor caminho para resolver os problemas pelos quais passa o Hospital Universitário Antônio Pedro.