Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2016, o presidente do Conselho Deliberativo do HUAP, Prof. Tarcísio Rivello convocou os conselheiros para se manifestarem quanto à resolução sobre a sustentabilidade do Hospital e a contratualização com a EBSERH. Tal medida respeita todos os parâmetros legais e tem legitimidade reconhecida como ato democrático que garante a livre expressão e funcionamento das instâncias colegiadas da Universidade. A consulta eletrônica se deu após duas tentativas de reunião que foram frustradas por ato violento de alguns (veja matéria no link).
A votação ocorreu dentro da normalidade e produziu o seguinte resultado: responderam a consulta eletrônica 16 conselheiros, sendo que 10 votaram favoravelmente à resolução, 6 se abstiveram alegando discordar do método eletrônico de votação e 3 não responderam à mensagem eletrônica.
Com este resultado sai fortalecida a democracia na Universidade que avança com a expressão dos conselheiros legitimamente eleitos a despeito da tentativa truculenta de alguns de impedir o livre exercício do voto e apontam perspectivas concretas para a manutenção e expansão do HUAP, sempre se mantendo como hospital de referência na assistência à população usuária do SUS e no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.
Após a importante expansão da UFF nos últimos anos, estamos diante da possibilidade de expansão dos serviços do HUAP, e, com certeza, a comunidade através do Conselho Universitário vai responder positivamente a esta proposta, que beneficia a todos. A resolução aprovada traz várias condições no sentido de garantir que o HUAP fortaleça sua missão acadêmica e se mantenha 100% SUS, isto é, financiado com recursos públicos, e contratualizando serviços apenas com o Sistema Único de Saúde.
RESOLUÇÃO APROVADA PELO CONSELHO DELIBERATIVO DO HUAP EM 22-1-2016
Universidade Federal Fluminense
Hospital Universitário Antônio Pedro
Conselho Deliberativo
Resolução No. 001/2016 de 22 de janeiro de 2016
Resolução sobre a Sustentabilidade do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP, e indicativo de Contrato de Gestão Especial Gratuita do Hospital, entre a UFF e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh.
O Conselho Deliberativo do HUAP, no uso de suas atribuições, e considerando:
– a necessidade de sustentabilidade do HUAP;
– a defesa de um modelo de gestão para o HUAP que garanta que o mesmo seja 100% SUS.
– a manutenção da sua vocação como hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária, decide:
At. 1º. – Indicar que seja firmado entre a UFF e a Ebserh um Contrato de Gestão Especial Gratuita, para a gestão do Hospital Universitário Antônio Pedro, que deverá ser regido pelas seguintes diretrizes principais:
I – Manutenção de “porta única de acesso” ao hospital, exclusivamente pelo SUS.
II – Proibição de contratação com Planos e Seguros privados de saúde, bem como Universidades privadas.
III – Garantia da autonomia universitária.
IV – Garantia do fortalecimento da atividade acadêmica.
V – Respeito aos direitos dos servidores e fim do contrato precário de profissionais da saúde.
VI – Redimensionamento da força de trabalho com provimento de pessoal necessário ao pleno funcionamento do HUAP.
VII – Controle social da gestão com pleno funcionamento do Conselho Deliberativo.
VIII – Aumento de leitos e serviços beneficiando usuários, com melhoras qualitativas no cuidado das pessoas.
IX – Manutenção da propriedade do patrimônio e equipamentos do HUAP com a UFF, sendo feita uma cessão de uso, para que a Ebserh possa realizar manutenções e reformas necessárias.
Niterói, 22 de janeiro de 2016
Prof. Tarcísio Rivello
Presidente do Conselho Deliberativo do HUAP