A UFF se mantem ativa em tempos de pandemia e distanciamento social. Ciente do seu papel social, ainda mais latente nos dias atuais, o Grupo de Trabalho “Mulheres na Ciência da UFF” idealizou uma campanha para ajudar alunas de graduação e pós-graduação que são mães e estão em vulnerabilidade econômica, com alimentação e itens de necessidades básicas.
O grupo de trabalho “Mulheres na Ciência” é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e é formado por professoras, técnica-administrativas e alunas de diversas áreas do conhecimento. As principais linhas de ação são: (1) aumentar a representatividade feminina na ciência (2) discutir a maternidade e políticas de apoio locais, no âmbito da Universidade, para pesquisadoras que são mães (3) Conscientização da comunidade acadêmica sobre o viés implícito e a construção de estereótipos de gênero que representam barreiras invisíveis que dificultam a participação feminina em diversas áreas do conhecimento e espaços de decisão.
A coordenadora do GT, Leticia de Oliveira, reforça que o grupo não parou suas atividades durante a quarentena: ” devemos exercer nossa solidariedade e acolher estas alunas e suas crianças neste momento de grave crise. Além da campanha de ajuda às mães da UFF, estamos realizando reuniões para elaborar medidas que diminuam o impacto da quarentena no aumento da diferença de gênero na Ciência”.
Para contribuir com a campanha é necessário acessar o link: http://vaka.me/1031900
Já, se você é aluna de graduação ou pós-graduação da UFF, é mãe e está em uma situação de vulnerabilidade econômica, responda este formulário para receber alguma potencial ajuda.
Serão aplicados principalmente critérios socioeconômicos em caso de alta demanda.
Para mais informações sobre o Grupo de Trabalho “Mulheres na Ciência da UFF” acesse:
Site: https://www.mulheresnaciencia.org/
Facebook: https://www.facebook.com/gtmulheresnacienciauff/
Instagram: @mulheresnacienciauff