A Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense informa que, devido a pandemia do COVID-19, o início do primeiro semestre letivo de 2020 em nossa instituição foi suspenso por tempo indeterminado, até que o retorno das atividades seja autorizado pelas Autoridades Sanitárias brasileiras. Após isto, nosso Calendário Acadêmico será reajustado.
À luz deste cenário, tomamos a difícil decisão de não aceitar candidaturas de alunos estrangeiros para Mobilidade Internacional para o ano de 2020. Consideramos este ato como sendo o mais responsável levando em consideração a saúde e bem-estar dos alunos. A inscrição de alunos de Pós-Graduação para pesquisas individuais e alunos de Medicina para Internato Médico na UFF serão aceitas para períodos que comecem a partir de outubro deste ano.
Como parte dos esforços de nosso escritório, estamos em constante contato com todos os nossos alunos que estão em mobilidade internacional atualmente, assim como com os alunos estrangeiros que se encontram na UFF para mobilidade. Em ambos os casos, estamos à disposição oferecendo todo o suporte possível, mesmo que seja do desejo do(a) aluno(a) de retornar ao seu país de origem.
Além disso, a Universidade Federal Fluminense vêm desenvolvendo diversas ações no combate ao novo coronavírus, tais como:
- Prorrogação dos Programas de Assistência Estudantil cobertos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES);
- Disseminação de campanhas educativas e ferramentas para facilitar o trabalho à distância e no combate às fake news
- Criação de um observatório com análises estatísticas de predição da curva epidemiológica da pandemia;
- Produção em larga escala de álcool 70% para higienização;
- Criação de uma rede de suporte formada por profissionais de saúde mental para lidar com o isolamento social;
- Produção de equipamentos de proteção facial (face shield) em impressoras 3D, com a possibilidade de produção de outros dispositivos que sejam demandados pelos profissionais de saúde da Universidade e toda a rede de saúde pública;
- Disponibilização online do acervo do Centro de Artes da UFF (composto por filmes, documentários, apresentações musicais e demais atividades), aproximando a universidade da população na oferta de meios de qualidade de vida durante o isolamento social.
Enfatizamos nosso monitoramento constante do cenário de saúde pública em que nos encontramos reiteramos o compromisso de mantermos nossos alunos e nossas universidades parceiras a par de novas informações que surgirem.
Livia Reis
Superintendente de Relações Internacionais