A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Universidade Federal Fluminense passará por processo de consulta eleitoral entre as 10h do dia 26 de junho e as 18h do dia 27 de junho, em cumprimento ao Edital Nº. 1/2023 que disciplina o processo de escolha de seus membros para o biênio 2023/2025.
No dia 13 de junho, ocorreu a homologação da chapa única inscrita no pleito, conforme consta no Comunicado N°. 1/2023 da Comissão Eleitoral. A votação, aberta aos professores ativos do quadro permanente de docentes da UFF, ocorrerá no sistema Helios Voting, constando de seis urnas eletrônicas correspondentes às circunscrições Tecnológica, Estudos Gerais, Ciências da Saúde, Estudos Sociais Aplicados, Norte (abrangendo as unidades de Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e Santo Antônio de Pádua) e Sul (abrangendo as unidades de Volta Redonda, Angra dos Reis, Petrópolis e Nova Friburgo).
A CPPD, vinculada à Reitoria da universidade, é composta por 12 membros titulares e 12 suplentes com mandato de quatro anos, sendo 20 representantes docentes do Magistério Superior e quatro representantes docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Suas competências são apreciar e pronunciar-se sobre assuntos como o dimensionamento da alocação de vagas docentes, a contratação e admissão de professores efetivos e substitutos, alterações do regime de trabalho docente, avaliação do desempenho para fins de estágio probatório, progressão e promoção funcional dos docentes, além de políticas de afastamento de docentes para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado e programas de cooperação.
A CPPD ainda desenvolve estudos e análises para fornecer subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de pessoal docente e de seus instrumentos de acompanhamento e execução, além de prestar assessoramento ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) na fixação da política docente da UFF, propondo as normalidades cabíveis.
Para mais informações acerca do processo de consulta eleitoral da CPPD, acesse o link.