O livro “Sementes Urbanas” (Eduff, 2017), das organizadoras Maria de Lourdes Pinto Machado Costa e Maria Laís Pereira da Silva, reúne textos, inclusive inéditos, do arquiteto e urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos. A coletânea dividida em três volumes busca resgatar a memória de um personagem que marcou a história do Rio de Janeiro.
Carlos Nelson concebeu sua obra em contextos de grandes transformações e políticas urbanas, em especial, concentradas nas grandes cidades. Cidades que experimentaram intenso processo de metropolização e de favelização pelo Estado e sofreram políticas de efeito segregacionista.
O propósito da publicação, que abrange trabalhos desde os anos de 1970 até 1989, é revelar o autor como precursor de muitos pensamentos e práticas hoje realizadas. Carlos Nelson trabalhou no projeto de urbanização na favela de Brás de Pina – elaborando planos com os moradores -, que serviu de base para o atual programa Favela-Bairro da Prefeitura do Rio.
O conjunto de textos visa divulgar e ampliar o conhecimento e o legado do professor e pesquisador Carlos Nelson Ferreira dos Santos, ao avançar na exposição e discussões sobre suas ideias. A leitura de “Sementes Urbanas” (Eduff, 2017) oportuniza a promoção de debates na sociedade e possibilita a compreensão da grandeza de Carlos Nelson e sua contribuição para a arquitetura e urbanismo como fenômenos socioculturais.