Informe

Coletânea reúne correspondências entre o pintor Israel Pedrosa e o poeta Marco Lucchesi

Quase vinte anos de escrita em  69 cartas demonstra o traço forte de um crescente processo de partilha, sinais de admiração e uma intensa atividade intelectual, mediada por encontros, telefonemas, viagens e publicações entre o pintor Israel Pedrosa e o poeta Marco Lucchesi. A pesquisa dessa troca epistolar compõe a coletânea “À sombra da amizade: cartas de Israel Pedrosa a Marco Lucchesi”, organizada por Felipe Lima e recém-publicada pela Eduff.

As cartas reunidas no livro integram o arquivo particular de Marco Lucchesi, e a grande maioria dos manuscritos está no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Seguindo a decisão dos livros Viagem a Florença – cartas de Nise da Silveira a Marco Lucchesi e A longa noite síria – uma voz no deserto, que reúne a correspondência com o padre jesuíta Paollo dall’Oglio, Lucchesi suprime o material enviado para deixar em relevo a escrita de Israel Pedrosa. Essa estratégia, contudo, inscrita em uma ética da distância, abre espaço para a leitura atenta, capaz de desenhar na sombra do destinatário os espaços da presença cotidiana, os diálogos restituídos por delicadas remissões, a paixão por Dante, Petrarca, Tintoretto, Michalangelo e, sobretudo, Leonardo da Vinci.

Para a crítica genética, a caligrafia zelosa de Israel prefigura uma preocupação eloquente, a dicção de um remetente elegante. Para além, demonstra o termômetro linguístico de alguém capaz de estabelecer um diálogo caloroso por horas a fio, um mestre generoso da conversação.

Esse e outros lançamentos da Eduff podem ser adquiridos no site www.eduff.uff.br.

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo