Informe

Coletânea evidencia diferentes cenários da integralidade em saúde

Redação ISC

 

Artigos de pesquisadores e colaboradores da Rede Multicêntrica de Pesquisa Incubadora da Integralidade estão reunidos na coletânea “Cultura do cuidado e o cuidado na cultura: dilemas, desafios e avanços para efetivação da integralidade em saúde no Mercosul”, que contempla experiências em sua totalidade do cuidado da saúde nos contextos sociais, geopolíticos e epistêmicos.

O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) é representado na obra, coordenada pelo Laboratório de Pesquisas e Práticas de integralidade em Saúde (LAPPIS) sediado no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). O diretor do ISC/UFF, Aluísio Gomes da Silva Junior (foto), assina a organização da publicação, integrando o time formado por Roseni Pinheiro (UERJ), Tatiana Engel Gerhardt (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Pablo Francisco Di Leo, Marisa Ponce e María Pía Venturiello (Universidade Buenos Aires – Argentina).

Aluísio também é autor de artigo que adotou como campo de pesquisa uma equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos integrante de um serviço de atenção oncológica de um hospital público do estado do Rio de Janeiro. Realizado com outros pesquisadores — Renata Silva Fontes Monteiro, Letícia Maria Araujo Oliveira Nunes e Reynaldo Gomes Lopes—, o estudo “Percepção do profissional de saúde sobre o cuidado e a autonomia nos cuidados paliativos” tem como proposta evidenciar as percepções dos especialistas da área na prática diária. O texto preconiza, dentre outras ideias, a fomentação da atividade cotidiana do cuidado integral para todos os profissionais da saúde, facilitando a construção da percepção de uma linha de continuidade na atenção ao longo da vida de um sujeito, e não apenas a partir do encaminhamento do paciente ao cuidado paliativo.

O trabalho educador no Mercosul

A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFF, Lilian Koifman, também participa da coletânea. Ao lado dos estudiosos Gilson Saippa Oliveira e Carlos Cagnone contribui com o artigo “Dilemas e desafios da autonomia do trabalho docente no Mercosul”, fazendo um contraponto entre a realidade do Brasil e o cenário argentino. Ambos países vêm passando, desde da década de noventa, por processos de reformulação de seus sistemas educacionais, e o artigo —  respeitando as particularidades de cada nação — questiona a pouca produção de estudos a respeito da docência superior, diferente do que acontece com o trabalho dos professores dos níveis básico, fundamental e médio.

A formação de professores é considerada de grande contribuição, assim como a importância em observar a não restrição do docente apenas aos processos formativos institucionais; considerando o cotidiano e a vivência em espaços de trocas formais e informais. Diferente da realidade argentina, no caso brasileiro, os docentes selecionados para o ensino superior não possuem, em grande parte dos casos, nenhuma formação específica.

Tendo como uma das referências Antonio Nóvoa, Doutor em Educação e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, o texto expressa concordância ao pensamento da profissão docente se definir, primordialmente, pela capacidade de transmitir determinado saber, em que as práticas são investidas do ponto de vista teórico e metodológico. “É esta concepção que tem levado às intermináveis discussões entre os que apenas se interessam pelos conteúdos e os que colocam os métodos de ensino acima de tudo”, aponta.

A coletânea “Cultura do cuidado e o cuidado na cultura: dilemas, desafios e avanços para efetivação da integralidade em saúde no Mercosul”, editada pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), reúne temas abordados no XIV Seminário Integralidade, em 2014, que ocorreu em Porto Alegre e Buenos Aires.

Dados do informe

15/02/2016


Informações sobre o setor

Instituto de Saúde Coletiva

Pular para o conteúdo