Publicado pela primeira vez em 1998 e reeditado em 2003, o livro “Violência e racismo no Rio de Janeiro” acaba de ganhar sua terceira edição pela Eduff. Passados mais de 20 anos, a obra do cientista político Jorge da Silva continua atual e evidencia que o Brasil ainda vive o mito da democracia racial, apontado pelo autor.
Criado no hoje chamado Complexo do Alemão, Jorge da Silva se valeu da própria vivência para incorporar ao estudo da violência o componente da discriminação racial, constantemente ignorado pelos estudiosos na temática.
“Violência e racismo” é uma contribuição não apenas para os estudos
acadêmicos, mas principalmente para aqueles que elaboram e conduzem políticas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população.
Sobre o autor
Jorge da Silva é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor conteudista do Curso em EAD de Tecnólogo em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF). Jorge da Silva também já serviu à Polícia Militar, onde exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral e foi, ainda, secretário de Estado de Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
É autor dos livros “Guia de luta contra a intolerância religiosa e o racismo” (Ceap / Seppir, 2009), “120 anos de abolição” (Hama, 2008), “Criminologia crítica: segurança e polícia” (Forense, 2008), “Direitos civis e relações raciais no Brasil” (Luam, 1994) e “Controle da criminalidade e segurança pública” (Forense, 1990).