A Ouvidoria do Governo Federal, através da Plataforma Fala.BR, desempenha um papel fundamental no sentido de promover a transparência, a participação cidadã e a melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos pelo governo brasileiro, atuando como um canal de comunicação para que o cidadão possa expressar suas opiniões, sugestões, elogios, críticas e denúncias relacionadas aos serviços prestados pela administração pública.
Para aperfeiçoar esse processo, a Controladoria-Geral da União está promovendo mudanças na forma de acesso à Plataforma Fala.BR dos usuários Servidores vinculados aos órgãos que utilizam a plataforma para acessar e tratar as manifestações de ouvidoria e os pedidos de acesso à informação.
Desde 19 de janeiro de 2024, estes usuários só podem acessar a plataforma através de sua conta Gov.br. Assim, o credenciamento que ocorria utilizando o cadastro simples no sistema foi desabilitado, sendo imprescindível que o acesso ocorra via autenticação Gov.br.
A conta Gov.br é uma identificação digital por meio de login único para acesso a serviços digitais governamentais. O acesso à Plataforma Fala.BR, por meio da conta Gov.br, está disponível para servidores e cidadãos.
Para mais informações, acesse o link.