O Museu da Ciência da Universidade Federal Fluminense, que retomou suas atividades no início de fevereiro, está com agenda aberta para o mês de março. Intitulado como “Casa da Descoberta”, o espaço conta com um laboratório de química, realidade virtual, trilha ecológica e um clube de astronomia, que voltará a funcionar em abril de 2023. Todas as visitas são acompanhadas por monitores que incentivam o uso dos equipamentos, sempre com explicações didáticas e científicas. A entrada é gratuita e acessível para todos, com capacidade máxima de 60 pessoas por turno. Os grupos e escolas que se interessarem, devem solicitar a visita através do formulário de inscrição. Não é necessário agendamento para passeios individuais.
Inaugurada há 23 anos, a Casa da Descoberta funciona como um Centro de Divulgação de Ciência, organizado pelos cursos de graduação de Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química, com o intuito de ampliar o alfabetismo científico. Em 2022, cerca de 5 mil pessoas visitaram o espaço, dentre eles, 82 escolas dos municípios de Niterói, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Tanguá, Búzios, São Gonçalo, Saquarema e São Pedro da Aldeia, com alunos de todas as idades.
A Casa da Descoberta está localizada no Instituto de Física da UFF, no campus da Praia Vermelha, em Boa Viagem, Niterói, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17 horas. Para mais informações, visite o Instagram do museu.