O que caracteriza uma boa escola, um bom professor e uma boa aula? É a essa questão que o novo lançamento da Eduff, “Vida de escola”, se propõe a responder. A partir de uma pesquisa antropológica em escolas públicas cariocas, Bóris Maia examina o lugar do carisma na construção da autoridade do professor em sala de aula.
A obra demonstra como prevalecem, nas escolas brasileiras, tradições repressivas e inquisitoriais que legitimam os privilégios de uma sociedade desigual. A universalização da educação pública – e a exigência, por lei, de crianças estarem matriculadas em escolas – não resultou em processos de inclusão e democratização.
Sobre o autor
Bóris Maia é pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitor (INCT-InEAC) e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep). Doutor e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Graduou-se em Ciências Sociais pela mesma universidade.