Os bolsistas no exterior, que deveriam voltar ao país em abril, estão impossibilidados de retornar devido ao fechamento das fronteiras. Diante disso, a CAPES resolveu prorrogar a duração das bolsas dos pesquisadores por 30 dias.
Segundo a notícia no site da CAPES, “Para solicitar a prorrogação no pagamento da bolsa, os pesquisadores devem entrar em contato com técnicos da CAPES pelo sistema Linha Direta. É necessário encaminhar documentos que informem sobre o encerramento de fronteiras e aeroportos, fechamento da instituição e informações sobre a validade do visto de estudante. Os bolsistas receberão um documento com orientações sobre os cuidados necessários para permanência no exterior, manutenção do pagamento das bolsas e medidas a serem adotadas caso optem pelo retorno ao Brasil.”
Atualmente, existem 3.300 pesquisadores no exterior. A CAPES entrou em contato com todos, via Linha Direta, para saber se os bolsistas optam pela permanência ou retorno ao Brasil. Desse número, 582 já retornaram ao país e 25 estão em procedimento de retorno.
Para mais informações, acesse: http://capes.gov.br/36-noticias/10272-capes-prorroga-duracao-de-bolsas-n…