Informe

Campus do Mequinho recebe alunos da rede pública dando continuidade ao projeto UFF SOS Comunidade vai à escola’

Nesta sexta-feira, o Programa UFF SOS Comunidade, da Pró-Reitoria de Extensão da UFF (PROEX), deu continuidade ao calendário de atividades do 2º semestre de 2015 do Projeto vinculado UFF SOS Comunidade vai à Escola. A ação foi realizada em conjunto com o Grupo Transdisciplinar de Estudos e Tratamento do Alcoolismo e outras dependências (GEAL/UFF) e com o Projeto Orientação e Promoção da Saúde Bucal.

Desta vez, os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Mullulo da Veiga, público-alvo da ação, participaram, junto com professores, de atividades do Módulo II – Saúde e Qualidade de Vida, cujos temas abordados foram questões sobre sexualidade e gravidez na adolescência; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); prevenção e orientação dos problemas relacionados ao uso do álcool e outras drogas; estresse e traumas; e orientação e promoção da saúde bucal. Toda a temática foi abordada através do envolvimento dos alunos nas atividades: Clube da Pizza – conversando na cozinha sobre trabalho e qualidade de vida; Museu das Drogas 2 –drogas lícitas; TV Caralimpa – programa videoclipe CLUBE DA MENTE e da Promoção da Saúde.

As atividades aconteceram no campus do Mequinho, localizado na Rua Jansen de Melo, 174, Centro, Niterói, no horário de 8h as 14h. Estiveram presentes e realizaram a cobertura jornalística do evento o Programa UFF Desafio na Mídia e o Jornal Extensão em FOCO.

A Coordenação do Programa UFF SOS Comunidade destacou a importância da continuidade dessas ações realizadas com o mesmo grupo de estudantes, “o fato de estar acontecendo de maneira sistematizada, sendo realizada, a cada encontro, com o mesmo público-alvo, possibilita que a Universidade conheça a realidade da escola e dos seus membros. Ao mesmo tempo, na medida em que esses alunos começam a frequentar o espaço acadêmico, passam a enxergá-lo de forma mais acessível. É uma experiência nova e rica para todos os envolvidos. Um laboratório de vivências e trocas que permitirão que esse trabalho seja estendido institucionalmente a outras escolas do ensino público dos municípios do estado. É fundamental a realização dessas atividades de forma contínua para o fortalecimento e eficiência do trabalho extensionista”.

A próxima atividade prevista no calendário acontecerá em 29 de setembro, no Colégio Mullulo da Veiga, na qual os alunos poderão participar do Módulo III – Defesa/ Segurança Civil e Social. O objetivo desse módulo é inserir a temática de riscos e desastres desde os primeiros anos do ensino fundamental, já que há uma necessidade muito grande de se promover a cultura de prevenção. Essas atividades contam com o apoio de outras ações extensionistas da universidade.

 

Acompanhe as notícias do Programa também pelo Facebook: https://www.facebook.com/uffsoscomunidade?fref=ts

 

Dados do informe

21/09/2015


Pular para o conteúdo