A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (PROEX – UFF) realizou no dia 16 de maio, das 9 às 16 horas, a ação de extensão “Campanha de Vacinação H1N1” na Faculdade de Odontologia.
O vírus da H1N1 causam doença respiratória aguda, denominada de influenza ou gripe, possuindo sintomas como febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Além destes, também são frequentes, conjutivite, dor abdominal, náuseas e vômito. A vacinação seguiu os parametros de grupos prioritários definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo estes: profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes, indígenas, mulheres pós parto (até 45 dias), portadores de doenças crônicas e privados de liberdade.
A ação é vinculada ao Programa de Sensibilização e Capacitação em Biossegurança da UFF, coordenado pela professora Lucíola de Luca, da Faculdade de Odontologia, em parceria com a A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio da Dra. Márcia Vieira Pacheco. Foram aplicadas 620 vacinas contra a Influenza A/H1N1, em diversos pacientes que estiveram presentes no campus do Valonguinho UFF.