Informe

Bolsistas do Programa Bolsa Atleta 2015 da UFF se destacam no cenário de competições esportivas internacionais

A seleção do Programa Bolsa Atleta 2015 fez destacar esportistas estudantes da UFF no cenário de competições internacionais.

Neste ano são 15 atletas apoiados pelo Programa nas seguintes modalidades esportivas individuais:  atletismo, corrida de montanha, ginástica de trampolim,  jiu-jitsu, kickboxing, kung-fu, natação, tênis de mesa, triathlon e vela.

Camila Ranucci, 22 anos, estudante do Curso de Engenharia Mecânica, compete na modalidade Kung-Fu. De 10 a 13 de julho, na cidade de Santo André, em São Paulo,  ela participou com a seleção brasileira de Shuai Jiao do 1st Pan American Tradicional Wushu & Taiji Championships. A equipe conquistou 11 medalhas de ouro e uma de prata. A competição contou com a participação de 360 atletas, de 12 países, que competiram nas modalidades de Wushu Interno, Tradicional e Shuai Jiao. Camila nos contou que a seleção brasileira foi a recordista em número de medalhas, seguida pelo Paraguai, em segundo, e a Argentina, em terceiro lugar.

“Gostaria de ressaltar como é importante o apoio que eu recebo do programa Bolsa Atleta. Estou nesse programa desde 2013, já fui 3 vezes campeã estadual, 3 vezes campeã brasileira, vice-campeã sulamericana e campeã panamericana, além disso, pude custear treinos, médicos especializados e equipamentos. Sem esse apoio nada disso seria possível, e eu nunca teria tido o enorme prazer que foi representar meu país em torneios internacionais. É íncrivel a sensação de ouvir um estádio gritando e saber que aquilo é por você, a sensação de cantar o hino brasileiro e saber que você representa toda uma nação.”, nos disse Camila.

A atleta pretende participar do Mundial da China no ano que vem. Segundo a esportista:  “A caminhada é árdua e requer muito esforço e dedicação, porém a única coisa que posso dar certeza é que vou dar o meu melhor para chegar lá.”

Camila Ranucci -  estudante do Curso de Engenharia Mecânica, compete na modalidade Kung-Fu

Camila Ranucci – Curso de Engenharia Mecânica, compete na modalidade Kung-Fu
Acreditando no sonho

Maria Clara Amorim – estudante de Engenharia de Agronegócios e atleta de Ginástica de Trampolim

Outra atleta que teve destaque este ano foi a estudante de Engenharia de Agronegócios, Maria Clara Amorim, 18 anos.

Maria Clara pratica Ginástica de Trampolim e utiliza os recursos do Programa para custear treinos e pagar parte do seu uniforme que usará no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim, como integrante da seleção brasileira. Este campeonato será realizado em dezembro deste ano na Dinamarca.

A atleta nos contou que já pensou em desistir do esporte, mas, com o apoio do Programa, viu novas possibilidades: “Seria difícil me manter na universidade com tantas despesas que surgiram devido ao campeonato mundial, já que não tenho patrocinadores, e a bolsa atleta veio pra mim como um sinal para me manter focada em meus dois grandes sonhos, a faculdade e o campeonato mundial.”
Segundo Maria Clara, esse esporte requer do atleta um investimento que muitos não podem custear se não tiverem algum tipo de apoio.

Com a participação no Campeonato Mundial, a atleta pretende se classificar na Categoria Elite para competir no Campeonato Panamericano da modalidade no ano que vem.

Uma história de persistência

Ruan Lopes – estudante de Ciências Econômicas e atleta de Jiu-Jitsu

Ruan Lopes, 23 anos, é estudante de Ciências Econômicas e atleta de Jiu-Jitsu. Ele nos contou que desde 2012, ano que ingressou na UFF, não tinha mais motivação para treinar e seu desempenho estava comprometido. No final de 2014 ele decidiu dar um gás na sua trajetória esportiva e planejou treinamentos conciliados com sua vida acadêmica. Ruan foi, então, Vice-Campeão Estadual pela Confederação de Jiu-Jitsu Olímpico(CBJJO). Ele nos disse também que, com o auxílio do Bolsa Atleta este ano, ele pode melhorar ainda mais o seu desempenho.

“Desde que comecei a receber a Bolsa Atleta, o empenho nos treinos cresceu ainda mais. Vou para a academia e faço preparação física 3 ou 4 vezes por semana na hora do almoço, por ser o horário que me resta, e visto o kimono o máximo de vezes que consigo.”

Ruan pretende voltar a competir com o desempenho que já teve antes de iniciar os estudos. O atleta carrega títulos de Campeão Brasileiro e Mundial nas classes “Infanto” e “Juvenil”. Ruan também tem diversos títulos de Campeonatos Estaduais. Já competiu com atletas de alto nível mundial e conseguiu vitórias na maioria das competições.

Além dos treinos e competições, Ruan nos contou que o apoio do Bolsa Atleta permitiu que ele fizesse um curso de regras e formação de árbitros. “Tenho planos de dar aulas em projetos sociais, inclusive, quando possível, ajudo em um dos projetos da minha equipe”, nos disse o atleta.

Outra atleta de destaque do Programa Bolsa Atleta 2015 é a estudante de Mestrado em Sistemas de Gestão, Gabriela Nicolino, 26 anos, que compete na modalidade Vela. Recentemente a esportista participou do Campeonato Europeu de Nacra 17, em Barcelona.

Gabriela nos contou que usa os recursos do programa para arcar com os gastos de preparação física   Segundo a estudante, neste esporte, o condicionamento físico é de altíssima importância para o atleta.
“Esse bom trabalho fez toda a diferença para conseguirmos ser o primeiro barco sul-americano no Campeonato Europeu. “, disse a esportista.

Gabriela nos contou também que em dezembro acontecerá o Campeonato Classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio. “Serão 10 dias de competição e esse tipo de planejamento e preparação física farão toda a diferença. “, nos disse a atleta.

O Programa Bolsa Atleta, tem por objetivo incentivar a participação dos estudantes da UFF em atividades esportivas individuais e contribuir para a melhoria do seu desempenho acadêmico e em competições esportivas. Foram concedidas neste ano 15 bolsas no valor de R$ 400,00 pelo período de seis meses. Para participar da seleção, o estudante interessado deve acompanhar no site a UFF a abertura do Edital que é anual.

Gabriela Nicolino – estudante de Mestrado em Sistemas de Gestão e atleta de Vela

Dados do informe

17/11/2015


Pular para o conteúdo