Informe

Bibliotecas UFF obtém notas máximas nas avaliações MEC/INEP

A evolução dos resultados das Bibliotecas UFF nas avaliações MEC/INEP, demonstrada nos gráficos abaixo revela a maturidade do Programa de Relacionamento para a Gestão de Coleções da Graduação UFF.
O programa objetiva acompanhar o desenvolvimento do acervo nas bibliotecas, por meio da promoção da comunicação entre a Biblioteca e os Coordenadores de Cursos e outros setores administrativos competentes, como secretarias, departamentos, comissões e núcleos para manter a adequação e atualização do acervo da bibliografia básica e bibliografia complementar às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), considerando a natureza da Unidade Curricular (UC) , o atendimento das necessidades informacionais da comunidade acadêmica, bem como atender aos indicadores expostos nos Instrumentos de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Acesse Programa de Relacionamento para Gestão de Coleções da Graduação UFF no site para ler o conteúdo completo.

O programa da Superintendência de Documentação conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação e permite maior diálogo e integração entre as áreas, possibilitando maior sucesso institucional.

Os gráficos a seguir ilustram a progressão dos resultados alcançados pelas Bibliotecas  UFF nas avaliações do MEC/INEP, tanto nos processos de reconhecimento quanto na renovação do reconhecimento dos cursos de graduação, no período de 2019 a 2024. Os dados apresentados correspondem aos resultados em relação aos indicadores de Bibliografia Básica e Bibliografia Complementar para cada unidade curricular.

O Gráfico 1 apresenta os resultados obtidos no período de 2019 a 2021. Ressalta-se que não houve avaliação nos anos 2020 e 2022, por conta dos efeitos causados pela pandemia do COVID-19. Durante esse período, a universidade passou por 13 (treze) avaliações de curso. As Bibliotecas UFF obtiveram os seguintes resultados: no indicador de Bibliografia Básica, 6 (46,2%) avaliações alcançaram conceito 5 (máximo), 4 (30,8%) atingiram conceito 4, 2 (15,4%) obtiveram conceito 3, 1 (7,7%) obteve conceito 2. Já no indicador de Bibliografia Complementar, 7 (53,8%) avaliações atingiram conceito 5 (máximo), 3 (23,1%) obtiveram conceito 4, 2 (15,4%) receberam conceito 3, e 1 (7,7%) foi avaliada com conceito 2. O conceito 1 (mínimo) não foi verificado em ambos os indicadores.

Gráfico 1 – Conceitos obtidos pelas Bibliotecas UFF nas avaliações MEC/INEP no período de 2019 a 2020

O Gráfico 2 apresenta os resultados obtidos em 2023.  Durante o período, a UFF teve 11 (onze) cursos avaliados.  Os conceitos obtidos no indicador de Bibliografia Básica foram os mesmos atribuídos no indicador de Bibliografia Complementar, na mesma proporção. O desempenho das Bibliotecas UFF se deu da seguinte maneira: 9 (81,8%) atingiram conceito 5 (máxima), 1 (9,1%) atingiu conceito 4 e 1 (9,1) recebeu conceito 3. Nota-se uma evolução acentuada no desempenho das Bibliotecas UFF, comprovada pelo aumento da proporção de incidência do conceito 5 (máxima) em 2023 em comparação com o período anterior. Percebe-se também que o conceito 2 não apareceu em 2023.

Gráfico 2 –  Conceitos obtidos pelas Bibliotecas UFF nas avaliações MEC/INEP em 2023

 

O Gráfico 3 apresenta os resultados obtidos de janeiro e novembro de 2024.  Durante esse período, a universidade passou por 25 avaliações de curso. Nota-se a evolução excepcional dos resultados obtidos pelas Bibliotecas UFF em 2024 em relação aos anos anteriores. Até o momento, as Bibliotecas UFF atingiram conceito 5 (máximo)  em todas as avaliações, tanto no indicador de Bibliografia Básica quanto no indicador de Bibliografia Complementar. 

Gráfico 3 –  Conceitos obtidos pelas Bibliotecas UFF nas avaliações MEC/INEP entre janeiro de novembro de 2024

Dados do informe

15/12/2024


Informações sobre o setor

Coordenação de Bibliotecas (CBI)

Pular para o conteúdo