Informe

Baile temático celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa no Campus do Mequinho

Foto do grupo de idosos e equipe de voluntários com indumentária festiva.

Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1° de outubro, o Serviço de Geriatria do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou um Baile Temático no Campus do Mequinho, em Niterói, no dia 2 de outubro. A festa reuniu idosos atendidos pelo serviço, seus familiares e a comunidade em uma celebração baseada nas décadas de 60, 70 e 80, promovendo um momento de descontração e integração.

A equipe composta por diversos profissionais como a assistente social da UFF, Paula Terra, a Terapeuta Ocupacional da Uff , Doralice Calvo, estagiários, residentes e voluntários organizou a festa com a ambientação com figurinos, decoração e comidas típicas da época, proporcionando uma experiência nostálgica.

O evento contou também com música ao vivo, com a participação do cantor Carlinhos Inácio, que relembrou sucessos musicais das décadas homenageadas, tornando o baile ainda mais especial.

Além de celebrar a data, o evento integra as ações contínuas do Serviço de Geriatria do HUAP, que oferece um atendimento especializado à população idosa tanto do hospital quanto da comunidade. Coordenado pela professora Yolanda Boechat, o serviço inclui iniciativas como a Estimulação Cognitiva, grupos de apoio a cuidadores de idosos, e oficinas voltadas para a integração e aprendizado, como o projeto “Errando para Aprender” e atividades da sala de espera, que são abertas à comunidade sem exigência específica de prontuário.

Os projetos, que estão incluídos no catálogo da Rede UFF Envelhecer, reforçam o compromisso da UFF em promover um envelhecimento ativo e saudável. O trabalho desenvolvido pela equipe do Serviço de Geriatria/Centro de Referência em Atenção à saúde do idoso (CRASI) busca não apenas o cuidado médico e multiprofissional , mas também a criação de espaços de convivência e apoio social que são fundamentais para a qualidade de vida dos idosos.

Para outras informações, confira o Instagram do serviço.