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Avaliações externas de cursos de graduação: resultados recentes – Curso de Licenciatura em Pedagogia (Angra dos Reis)

O Curso obteve conceito 5, nota máxima, na avaliação externa de renovação de reconhecimento.

No final do mês de agosto, o Curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pela UFF em Angra dos Reis, recebeu a avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obteve conceito muito satisfatório como resultado. Esta avaliação vem somar-se a outras de ótimo resultado, em que merece destaque o importante envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, Direções de Unidade, bem como da comunidade local.

A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.

O curso de Licenciatura em Pedagogia, vinculado ao Instituto de Educação de Angra dos Reis, foi avaliado no período de 26 a 28 de agosto e obteve o conceito 5. A dimensão “Corpo Docente e Tutorial” recebeu a maior nota entre aquelas atribuídas pela Comissão, segundo o Relatório de Avaliação apresentado. Nas considerações sobre a dimensão infraestrutura, os avaliadores registraram que “A estrutura física da IES apresenta ótimas condições sendo adequada ao número de alunos. (…) Há de se destacar a atenção específica quanto à disponibilização de recursos para os alunos como os laboratórios de informática e didáticos. Para além disso ressalta-se que a bibliografia básica e complementar estão disponibilizadas pelo acervo bibliográfico físico e virtual acesso ao sistema PERGAMUM e Minha Biblioteca com oferta ampla de referências, além daquelas cujo acesso é grátis, como os periódicos Capes. Nota-se ainda a atenção do IEAR/UFF aos professores e alunos, expressa pelo cuidado especial com as salas de aula e laboratórios e a oferta de insumos e apoio necessários para desenvolvimento do trabalho docente”.

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidade de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.

A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.

Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acesse https://www.uff.br/?q=regulacao-da-educacao-superior e https://www.uff.br/?q=avaliacao-de-cursos-de-graduacao . Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .

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