Informe

Avaliações externas de cursos de graduação: resultados recentes

Três cursos de graduação da UFF receberam conceitos 4 em resultados de avaliações externas divulgados na última semana.

No final do mês passado, os Cursos de Graduação em Bacharelado em Letras – Grego, Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e Bacharelado em Ciência da Computação, oferecidos pela UFF em Niterói, Santo Antônio de Pádua e Rio das Ostras, respectivamente, passaram por processos de avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obtiveram conceitos muito satisfatórios como resultado.

A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.

O curso de Bacharelado em Letras – Grego, sediado no Instituto de Letras – Niterói, foi avaliado no período de 21 a 23 de outubro e obteve o conceito 4 na Renovação de Reconhecimento de Curso. Na dimensão “Organização Didático-Pedagógica” a comissão avaliadora destacou, no relatório de avaliação, que “Trata-se de um curso bem estruturado, com objetivos e com as análises preliminares específicas bem definidos, que estão inseridas nas políticas institucionais para a promoção de oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso. O curso, em consonância com a concepção geral da instituição, tem como uma das premissas o desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, possibilita a formação superior na área pretendida que constitui uma importante estratégia de diversificação da oferta de carreiras profissionais para os jovens do Rio de Janeiro. Enfatiza-se que o PPC do curso prevê metodologias que privilegiam a interdisciplinaridade e é possível atender ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares e às estratégias de aprendizagem, ao estímulo da reflexão crítica e do livre pensar, como elementos constituidores da autonomia intelectual dos estudantes”.

Já o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, sediado no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – Santo Antônio de Pádua, foi avaliado no mesmo período e também obteve o conceito 4 na Renovação de Reconhecimento de Curso. No que se refere à dimensão “Organização Didático-Pedagógica”, o relatório da comissão avaliadora apontou que “Um relato de forma qualitativa são as metodologias de ensino que ficaram evidenciadas e foi constatada a satisfação dos estudantes com as propostas de estudo dos professores saindo assim de um tradicionalismo e tornando o curso mais atraente e obtendo a satisfação dos alunos com sua formação específica (depoimento reunião discente). Portanto, o Curso Interdisciplinar de Educação do Campo (Licenciatura) revela, de maneira geral, uma estrutura organizada. Os documentos analisados, somados às contribuições expressas durante a visita virtual, demonstram que tanto no âmbito pedagógico quanto no documental, o curso está procurando alinhamento com o regramento das políticas nacionais de educação superior. Com os ajustamentos às diretrizes e o cumprimento das normativas em vigor (através dos depoimentos in loco nas reuniões virtuais) refletem um compromisso com a formação de qualidade, reforçando a adequação do curso às exigências institucionais e legais”.

No período de 23 a 25 de outubro,  o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, sediado no Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras, também foi avaliado e obteve o conceito 4 na Renovação de Reconhecimento de Curso. O curso de Ciência da Computação apresenta um panorama positivo, evidenciando a integração entre teoria e prática, a relevância dos projetos de pesquisa e extensão, e a adequação do perfil profissional dos egressos às demandas do mercado de trabalho, especialmente na região da IES, localizada próxima a base de uma petrolífera”, destacou a comissão, no relatório, no âmbito da “Organização Didático-Pedagógica” do Curso.

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidades de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.

A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.

Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acesse https://www.uff.br/prograd/avaliacao-dos-cursos-de-graduacao/?q=avaliacao-de-cursos-de-graduacao . Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Pular para o conteúdo