Informe

Avaliações externas de cursos de graduação: resultados recentes

Dois cursos de graduação da UFF receberam resultados de avaliações externas no início deste mês. Os conceitos foram 4 e 5, faixas de nota máxima consideradas muito boa e excelente pela instituição.

Neste início de outubro, o Curso de Graduação em Letras-Português (Licenciatura) e Ciências Biológicas (Bacharelado), oferecidos pela UFF em Niterói, passaram por processos de avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obtiveram conceitos muito satisfatórios como resultado. Estas avaliações vêm somar-se a outras de ótimo resultado, em que merece destaque o importante envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, Direções de Unidade, bem como da comunidade local.

A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.

O curso de Letras-Português (Bacharelado), vinculado ao Instituto de Letras, foi avaliado no período de 30 de setembro a 02 de outubro e obteve o excelente conceito 5, nota máxima, na Renovação de Reconhecimento de Curso. A dimensão Organização Didático-Pedagógicafoi uma das que recebeu a maior nota entre aquelas atribuídas pela Comissão, segundo o Relatório de Avaliação apresentado. Nas considerações sobre a dimensão, os avaliadores registraram que “a estrutura curricular, os conteúdos curriculares, a metodologia, o estágio curricular supervisionado, a relação entre a teoria e a prática, as atividades complementares, Estágio Curricular Supervisionado, possibilidade de desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia, o apoio ao discente, os processos de avaliação interna e externa da gestão, as tecnologias da informação e comunicação, os procedimentos de acompanhamento e avaliação dos processos de ensino- aprendizagem, estão adequados para o curso visando promover um sujeito crítico e atuante em seu meio social”.

Também foi destaque a dimensão “Corpo Docente e Tutorial”. Nas considerações, os avaliadores registraram que “O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de de Licenciatura em Letras – Português da UFF é composto por docentes com doutorado, e realiza reuniões periódicas para avaliar a grade curricular, mostrando comprometimento com a melhoria contínua do curso.”

Por fim,”(…) considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior CONAES e neste instrumento de avaliação, o curso de Licenciatura em Letras – Português da UFF, apresenta um perfil excelente de qualidade”.

No mesmo período, 30 de setembro a 02 de outubro, o curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) foi avaliado e recebeu conceito 4 na Renovação de Reconhecimento de Curso. A dimensão “Infraestrutura” recebeu a maior nota entre as avaliadas, especialmente no que se refere aos laboratórios didáticos. Os avaliadores registraram que “Os laboratórios de formação dos bacharéis em Ciências Biológicas têm ampla estrutura, considerando a quantidade vagas/ingressantes. Eles estão bem mobiliados e com comodidades aos alunos, são climatizados e dispõem de equipamentos se segurança (chuveiro e lava-olhos), acesso com identificação braille, equipamentos compatíveis para desenvolver aulas práticas de conteúdos básicos (anatomia, fisiologia, histologia, biofísica, zoologia, botânica, entre outros). Além disso, foi possível visualizar reagente em quantidade suficiente, a presença de POPs e normas do funcionamento de espaço. Cabe ressaltar que muitos deles têm possibilidades de projeção de slides e uso de outras tecnologias da informação. Além disso, há um herbário muito bem estruturado com diversas coleções de plantas, madeiras e cortes histológicos. A Instituição também conta com um navio escola, para as aulas práticas de biologia marinha”.

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidades de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.

A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.

Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acesse https://www.uff.br/prograd/avaliacao-dos-cursos-de-graduacao/?q=avaliacao-de-cursos-de-graduacao . Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação