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Avaliações externas de cursos de graduação: resultados recentes

Cinco cursos de graduação da UFF receberam resultados de avaliações externas no início deste mês. Os conceitos foram 4 e 5, faixas de nota máxima consideradas muito boa e excelente pela instituição.

Neste início de outubro, o Curso de Graduação em Estudos de Mídia (Bacharelado), Química (Licenciatura)Química Industrial (Bacharelado), Física (Bacharelado) e Letras – Inglês (Licenciatura), oferecidos pela UFF em Niterói, passaram por processos de avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obtiveram conceitos muito satisfatórios como resultado. Estas avaliações vêm somar-se a outras de ótimo resultado, em que merece destaque o importante envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, Direções de Unidade, bem como da comunidade local.

A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.

O curso de Estudos de Mídia (Bacharelado), vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação Social, foi avaliado no período de 23 a 25 de setembro e obteve o excelente conceito 5, nota máxima, na Renovação de Reconhecimento de Curso. A dimensão “Corpo Docente e Tutorial” recebeu a maior nota entre aquelas atribuídas pela Comissão, segundo o Relatório de Avaliação apresentado. Nas considerações sobre a dimensão, os avaliadores registraram que “O curso de Estudos de Mídia da UFF possui um corpo docente altamente qualificado, com grande potencialidade para participação em projetos de pesquisa e extensão, com boa experiência profissional e principalmente no ensino superior e com grande produção científica. Todos estão enquadrados no regime de trabalho com dedicação exclusiva à instituição e vínculo efetivo. Atuam em programas de pós-graduação e possuem habilidades suficientes para relacionarem a teoria com a prática em suas aulas, contribuindo assim, na formação dos egressos”.

 

No mesmo período, 23 a 25 de setembro, os cursos de Química (Licenciatura) e de Química Industrial (Bacharelado), vinculados ao Instituto de Química, foram avaliados e receberam conceito 4 na Renovação de Reconhecimento de CursoPara a dimensão “Organização Didático-Pedagógica”, os avaliadores registraram, em relatórios, que “O curso de Licenciatura em Química visa formar docentes com uma sólida formação teórica e prática, preparando-os para a Educação Básica e não formal, alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais. Com uma carga de 3025 horas em disciplinas obrigatórias e 200 horas em atividades complementares, a estrutura curricular integra teoria e prática desde os primeiros períodos, abordando temas como educação ambiental e direitos humanos, com uma metodologia inovadora que relaciona conceitos científicos a contextos sociais” e que “O curso de Química Industrial da UFF oferece aos discentes oportunidades concretas relacionadas à prática profissional, promovendo o desenvolvimento técnico, humano e político. A estrutura curricular descrita no PPC está implementada de acordo com o previsto no documento. A metodologia apresentada no PPC é eficaz no desenvolvimento do conteúdo, nas estratégias de aprendizagem, no acompanhamento contínuo das atividades, na acessibilidade metodológica e na promoção da autonomia dos alunos”.

 

Já o curso de Física (Bacharelado), vinculado ao Instituto de Física, foi avaliado no período de 25 a 27 de setembro e obteve o conceito 4. No que se refere à dimensão “Organização Didático-Pedagógica”, os avaliadores registraram que “O curso de Física da UFF demonstra um bom alinhamento com as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa, buscando promover oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso. O PPC demonstra uma boa estruturação e alinhamento com os objetivos propostos, abordando o perfil do egresso, estrutura curricular e contexto educacional de forma satisfatória. A menção a características locais e regionais demonstra um esforço extra para a contextualização da formação e a adaptação às demandas regionais. O PPC demonstra a preocupação em alinhar o perfil do egresso às DCN, indicando as competências que devem ser desenvolvidas pelo discente, destacando a importância da autonomia do estudante como um dos pilares da formação e as avaliações são um componente crucial para isso, além de apontar para a flexibilidade do sistema de avaliação.”.

 

Por sua vez, o curso de Letras-Inglês (Licenciatura), vinculado ao Instituto de Letras, também foi avaliado no período de 25 a 27 de setembro e obteve o destacado conceito 5. A dimensão “Corpo Docente e Tutorial” recebeu a maior nota entre aquelas atribuídas pela Comissão, segundo o Relatório de Avaliação apresentado. Nas considerações sobre a dimensão, os avaliadores apontaram que “O corpo docente é qualificado, tem experiência, conta com muitas produções e atua em sua maioria em regime de dedicação exclusiva. Destacam-se aqui a atuação frequente e integrada dos membros do NDE voltada para a atualização do PPC e, também, o engajamento da CPA no incentivo à comunidade acadêmica para participar dos processos de avaliação interna, bem como na busca de soluções para os problemas que, nos relatórios, são apontados por essa comunidade e na divulgação de resultados e conquistas empreendidas. Outro aspecto interessante refere-se à existência, entre coordenador, docentes e discentes, de uma relação bastante próxima e cooperativa, que permite uma comunicação imediata e efetiva entre eles, bem como a execução de ações que incentivam os discentes a participarem de projetos e programas institucionais”.

 

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidades de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.

A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.

Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acesse https://www.uff.br/prograd/avaliacao-dos-cursos-de-graduacao/?q=avaliacao-de-cursos-de-graduacao . Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .

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