Informe

Autora se dedica ao estudo das correspondências em novo livro da Eduff

Vanessa Massoni da Rocha propõe um novo impulso às análises sobre as cartas no livro “Por um protocolo de leitura do epistolar” (Eduff, 284 pp). O intuito é observar de que maneira esses escritos experimentam diferentes formatos. Para isso, a obra abrange textos mais recentes, que de certa forma dialogam ou se afastam de outros já canônicos.

A autora valoriza a carta em suas facetas, ao privilegiar as histórias corriqueiras, os caminhos da escrita, a espera da resposta. Diferentemente do comum, não pretende enxergar as cartas como leitura complementares de outras obras, nem como curiosidade. “Por um protocolo de leitura do epistolar” se debruça sobre as missivas na direção de seu protocolo de leitura.

Ao compor textos epistolares do campo da literatura, da correspondência pessoal e da cinematografia – textos de diferentes valores literários e destinados a variados públicos –, a autora procura deslocar a análise do plano histórico para o literário e teórico, como prática discursiva, memoral, analítica, confessional e fragmentada do “eu” em direção ao destinatário.

É a partir dessa análise que mostra o presente sentimento de perda do exercício da escrita (agonia epistolar), encarando a experiência epistolar vinculada à reinvenção consciente de si.

 

Saiba como comprar. 

 

 

Dados do informe

02/02/2018

, , , ,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo