Informe

Autor fala sobre o Brasil que "cabe dentro da panela"

Em “Discurso sobre alimentação nas enciclopédias do Brasil: Império e Primeira República” (Eduff), Phellipe Marcel busca compreender, criticamente, o imaginário da naturalização dos sentidos sobre comida e alimentação que se construiu no Brasil do século XIX ao XX – principalmente nas enciclopédias brasileiras.

O autor pesquisou os acervos da Biblioteca Nacional e da Academia Brasileira de Letras e identificou os discursos sobre comida que circulam nos livros de culinária em almanaques e revistas, com o corpus de análise nas enciclopédias. O período de análise, de 1863 a 1925, abarca a Encyclopedia do riso e da galhofa em prosa e verso (1863) e outras como Encyclopedia popular (1879), a Encyclopedia e diccionario internacional (1920) e o Thesouro da juventude (1925), a primeira a ser utilizada na educação infantil.

Na perspectiva da Análise do Discurso (AD), Phellipe Esteves procurou embasamento conceitual e teórico no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF e mostra discursivamente como se dão as determinações do imaginário nacional e da constituição do sujeito brasileiro.

“Discurso sobre alimentação nas enciclopédias do Brasil” pretende se dirigir não só aos especialistas. O livro reflete a história do Brasil que, como bem escreve José Ribamar Bessa Freire no prefácio, “se cabe na panela, não deixa de ter, dentro dela, conflitos, encontros, sabores e dissabores. Mas que dá um caldo, dá.”

Sobre o autor
Phellipe Marcel é professor adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também fez seu mestrado. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, filia-se teoricamente à análise do discurso de Pêcheux, de base materialista. Recentemente, tem se interessado por uma História Discursiva dos Livros, bem como pelas relações entre Discurso, ideologia e construção do conhecimento. As questões relacionadas a comida e alimentação sempre estamparam sua imaginação.

 

Saiba como comprar. 

 

 

Dados do informe

01/02/2018

, , ,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo