Informe

Audiência do reitor com comandos de greve de alunos, Niterói e campi interior, na varanda do CEART

Na manhã do dia 21 de maio, a Gestão da UFF voltou a se reunir com representantes do corpo discente da universidade para tratar das demandas de assistência estudantil. A comunidade estudantil presente, dentre eles estudantes em greve provenientes dos campi de Rio das Ostras, Campos, Niterói e Volta Redonda, foi ouvida e um dos resultados do encontro foi a proposta de criação de dois GTs, com representação de discentes de todos os campi da UFF, para discutir e propor políticas de alimentação e de transporte para os estudantes da universidade.

Nessa ocasião a reitoria apresentou um balanço das medidas implementadas para atender as reivindicações apresentadas na audiência realizada em novembro de 2023, com destaque para a implementação de cotas para pessoas trans e vestibular indígena e quilombola.

Implementação de cotas para pessoas trans para graduação e pós-graduação

A Gestão se comprometeu no final de 2023 com essa pauta e solicitou que a PROAES conduzisse esse diálogo. Foram realizadas reuniões com coletivo Rede Transvesti UFFianas e com colaboradores para ajustes na minuta proposta ao CEPEX. Conversamos também com outras universidades, como a UFRRJ, para ajuda na revisão da proposta e troca de experiências sobre a implementação da cota na pós-graduação. Além disso, têm sido realizadas reuniões na Alerj sobre o tema, com o aceite da UFF para participação em GT da Alerj sobre cotas para pessoas trans no ensino superior no estado, junto a outras universidades do Rio de Janeiro. Outra agenda importante para esta pauta foi com a SECADI/MEC, juntamente com o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UniRio em junho deste ano, em Brasília. Conforme acordado com o movimento na UFF, estamos em fase de constituição de uma Comissão Permanente para Políticas para Pessoas LGBTQIA+ no âmbito da PROAES, aguardando a indicação, pelos coletivos de estudantes e também por parte de servidores, de todas as pessoas que integrarão a comissão permanente.

Implementação de vestibular indígena e quilombola

Este é um tema que estamos trabalhando em conjunto com o GT Vestibular indígena e Quilombola da UFF desde 2023. Realizamos reuniões com o GT para esboçar a criação de consórcio entre as universidades do Estado do Rio de Janeiro para tratar o tema, proposição defendida pelo Reitor da UFF junto ao Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) em 27 de novembro de 2023. No dia 29 de maio último, como uma das ações de desdobramento da articulação realizada, o reitor da UFF se reuniu com representantes de todas as universidades públicas do estado para apresentação da proposta, contando com a presença da Reitora da UENF, assim como de Pró-Reitoras e Pró-Reitores (UFRJ, Unirio, Uenf, Uerj, IFF) ou Superintendentes (Uerj), assistentes sociais (UFRJ), coordenadores (Unirio), docentes/pesquisadores (UFRJ, UFRRJ),  assim como interlocutores com experiência na área das diferentes instituições presentes e integrantes do GT UFF. Esta reunião teve como objetivo a definição de integrantes para compor uma comissão interinstitucional para elaboração de política de ingresso e permanência de pessoas indígenas e quilombolas, apresentação da posição de cada instituição sobre o tema e o estabelecimento de encaminhamentos para a construção coletiva.

Em paralelo foram realizadas duas reuniões com o Ministério dos Povos Indígenas, uma em Brasília e outra online sobre o tema, para a preparação de proposta de um Termo de Execução Descentralizada (TED) junto ao MPI para realização de fórum a ser realizado na UFF em parceria com as universidades participantes da comissão interinstitucional, visando estruturar a implementação do vestibular indígena e quilombola no âmbito da UFF e demais instituições do consórcio. Outras atividades já estão agendadas e, no momento, estamos na fase de definição do cronograma de trabalho dessa comissão.