Durante o segundo semestre de 2016, o Programa UFF SOS Comunidade atuará na Escola Municipal Adelino Magalhães (bairro da Engenhoca), por meio do projeto UFF SOS Comunidade vai à Escola, e também na Comunidade Coronel Leôncio, no mesmo bairro, como parte das ações do projeto Comunidade em Alerta: mapeando e monitorando os riscos geológicos.
As atividades previstas para a escola terão como público-alvo, aproximadamente, 190 alunos do 3º ao 5º ano, além das turmas de aceleração. A previsão é que ocorram seis encontros com esses alunos e três encontros com os pais/responsáveis, além de avaliações e tratamentos odontológicos e acompanhamentos psicossociais. Os encontros serão divididos em dois módulos: Educação Ambiental e Promoção à Saúde.
No módulo Educação Ambiental, a equipe trabalhará os “5 Rs” (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) e os riscos de deslizamentos, utilizando a exibição de vídeos educativos, oficinas, visitas a outros projetos e realização de uma feira de troca. A expectativa é que cada etapa do projeto gere um produto, confeccionados pelos alunos, por exemplos: lixeiras para coleta seletiva, brinquedos com sucatas, plantação de horta e composteira caseira. Os vídeos já estão sendo produzidos pelo programa A UFF na produção do conhecimento: um desafio na mídia, com a colaboração de graduandas do programa.
No módulo Promoção à Saúde, as ações serão pautadas no déficit de aprendizagem, o Grupo Transdisciplinar de Estudos e Tratamento do Alcoolismo e outras Dependências (GEAL/UFF) juntamente com a equipe do programa devem marcar a triagem, nas próximas semanas, para realização de atividades com os alunos das turmas de aceleração; promoção da saúde bucal (avaliação e tratamento odontológico); e palestras para os pais/responsáveis sobre cuidados com a saúde (importância da vacinação, higiene corporal e reaproveitamento de alimentos).
Para formalização dessa parceria com a escola, a equipe se reuniu, em 24 de maio, com a diretora-adjunta, Prof.ª Débora França P. Oliveira e com a orientadora educacional, Prof.ª Patrícia F. Zayat, para a apresentação do projeto e construção das atividades, considerando as demandas próprias da escola.
Como primeiro contato com os alunos da Escola Municipal Adelino Magalhães, no dia 9 de junho, o Programa UFF SOS Comunidade vai à Escola, viabilizou e acompanhou 40 alunos e 5 professores ao Pão de açúcar. Durante a visitação foram abordados vários assuntos sobre o meio ambiente, e também a exibição de vídeos ecológicos.
“Foi uma experiência incrivelmente rica do ponto de vista acadêmico extensionista, pois tive a oportunidade como bolsista do Programa e graduanda de pedagogia de estar em contato direto com os alunos da Escola Municipal Adelino Magalhães em um dos cartões-postais mais importantes do mundo, e ainda pude testemunhar a emoção desses adolescentes que foram pela primeira vez ao Pão de Açúcar. É muito importante o acesso aos bens culturais da nossa cidade”, relatou Bianca Araújo.
No último 14 de junho, a equipe do UFF SOS Comunidade se reuniu com representantes e o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Coronel Leôncio, Sr. Paulo Afonso, para definição do planejamento das ações e outros assuntos pertinentes à execução do projeto. Ficou decidido também que as próximas reuniões acontecerão quinzenalmente na própria sede do Programa (Mequinho-UFF).
Reunião realizada em 14 de junho – membros do Programa UFF SOS Comunidade e representantes da Associação de moradores da Comunidade Coronel Leôncio.