Informe

Artigos sobre Programa Mais Médicos para Revista Ciência & Saúde Coletiva podem ser submetidos até março

Redação ISC

 

A Associação Brasileira em Saúde Coletiva promove chamada pública para participação no número temático “Pesquisas sobre o Programa Mais Médicos: análises e perspectivas” da Revista Ciência & Saúde Coletiva. A submissão de artigos originais enfatizando resultados que retratem as relações do Programa Mais Médicos (PPM) em temas preestabelecidos pode ser feita até o dia 15 de março.

A proposta é propiciar comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da APS, cumprindo assim os objetivos dos envolvidos: a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) será representado pelo seu diretor, Aluísio Gomes da Silva Junior, que editará a obra. Para ele, do ponto de vista simbólico, o ansejo é que o número crie um marco para gerar outras discussões e publicações.

Presente atualmente em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, com um contingente de cerca de 18.240 médicos, o PMM também está orientado à universalização da residência médica, ampliação de vagas e mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina. Portanto, além de agregar medidas emergenciais de provisão de médicos, modifica, em longo prazo, a estrutura de formação desses profissionais no Brasil. Neste sentido, as seguintes temáticas foram consideradas relevantes para os artigos a serem enviados até o dia 15 de março:

– Ampliação de cobertura, acesso e resolubilidade na rede de atenção básica à saúde e em outros níveis do sistema de saúde;
– Organização dos sistemas locais de saúde;
– Redução de desigualdades e iniquidades em saúde;
– Experiências e satisfação de usuários do SUS;
– Experiências e satisfação dos médicos do programa;
– Experiências institucionais na formação profissional de médicos e mudanças curriculares em cursos de graduação e residência;
– Especialização, educação permanente e supervisão presencial de médicos do programa e, fontes de informação sobre o PMM e prioridades na avaliação.

O projeto editorial — que traz ainda os professores Sandro Rodrigues Batista (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – UFG) e Luiz Augusto Facchini (Universidade Federal de Pelotas – UFPel) como editores — está previsto para ser publicado no mês de outubro.

Os interessados em participarem com artigos podem acessar as istruções de preparação neste link http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/index_interno.php#. O estudo deve ser enviado para o e-mail: artigosmaismedicos@gmail.com. Mais informações nos contatos (21) 388-29153 ou (21) 2290-4893.

Dados do informe

16/02/2016


Informações sobre o setor

Instituto de Saúde Coletiva

Pular para o conteúdo