Um artigo liderado pelo professor Fernando Martins, do Instituto de Química da UFF, publicado no aclamado periódico Organic Chemistry Frontiers, da Royal Society of Chemistry, está entre os mais citados dessa tradicional sociedade científica do Reino Unido, cujo objetivo é incentivar as ciências químicas. O trabalho intitulado “Structural characterisation of natural products by means of quantum chemical calculations of NMR parameters: new insights” (Caracterização estrutural de produtos naturais por meio de cálculos químicos quânticos de parâmetros de RMN: novos insights) possui 45 citações em dois anos de publicação.
O artigo foca em química de produtos naturais, que como o próprio nome já diz, trabalha com moléculas de origem natural que são amplamente utilizadas no nosso dia a dia de diversas formas, como medicamentos, vitaminas e cosméticos. Segundo o professor Fernando Martins, “os produtos naturais são fontes potenciais de novas drogas e medicamentos. No entanto, realizar sua determinação estrutural não é uma tarefa fácil e estar entre os 10% mais citados em todo o mundo na Royal Society of Chemistry mostra que a pesquisa feita no Instituto de Química da UFF possui altíssima qualidade”, pontua.
O professor explica que tais produtos, frequentemente, apresentam uma estrutura química complexa, o que traz muitos desafios na etapa de determinação estrutural de moléculas. Diante disso, a contribuição do trabalho é abordar as ferramentas mais modernas relacionadas à simulação computacional de parâmetros de ressonância magnética nuclear, uma das ferramentas mais poderosas na determinação estrutural, aplicada à química de produtos naturais.
O artigo contou com a participação dos professores da UFF Alessandra Valverde, Rodolfo Fiorot e Walkimar Carneiro, que além de professor titular do Departamento de Química Inorgânica também é pró-reitor de graduação da universidade. Também participaram o estudante de doutorado Lucas Haidar e a pós-doutoranda Ana Carolina de Albuquerque. De outras instituições, participaram do artigo os pesquisadores Gunar Mota, da Universidade Federal do Pará, Fábio Costa, da Universidade Federal de Jataí, e Luciano Morais Lião, da Universidade Federal de Goiás também colaboraram com o trabalho.
“A Royal Society of Chemistry é responsável pelas revistas científicas mais relevantes na área da química, como o Organic Chemistry Frontiers, por exemplo, onde o artigo foi publicado, que atualmente é o periódico científico mais importante na área da química orgânica. Então, só de publicar nesse periódico já é algo de grande importância para nossa instituição, mas receber essa notícia de estarmos entre os 10% mais citados de toda a Royal, incluindo todos os artigos publicados em mais de 50 periódicos de alto impacto da associação, sem dúvidas é algo que nos deixou muito felizes”, celebra o professor Fernando.