Informe

Artigo de professor da UFF é premiado em evento internacional na área de inovação sustentável

O artigo “O impacto da Escola de Startup para o desenvolvimento municipal de Maricá” do professor Martius Vicente, do Departamento de Administração da UFF, foi recentemente premiado na 6ª Conferência Internacional sobre Sustentabilidade e Inovação, ocorrida em Porto Velho, Rondônia, na categoria Inovação Sustentável e Desenvolvimento Regional.

O projeto de implantação da Escola de Startup de Maricá é vinculado ao Laboratório de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e conta com o patrocínio do reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega. O artigo foi apresentado no evento pelo professor Martius, que atualmente é vice-diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Segundo o docente, o objetivo da Escola de Startup de Maricá é levar para os potenciais empreendedores um conhecimento diferenciado, que possa ampliar a geração de receita e melhorar a qualidade de vida na cidade.

“O projeto da Escola de Startup teve início em 2018, após uma visita técnica que fiz na Universidade do Porto, em Portugal. Eu e o saudoso professor Francisco Sousa desenvolvemos o que seria a Escola de Startup da UFF, adaptando o modelo de gestão. Em 2019, fizemos a primeira parceria com a cidade de Maricá, movimentando mais de 5 mil pessoas a partir de uma primeira pesquisa sobre soluções inovadoras sugeridas por esta população, gerando 150 novas ideias para serem implantadas no município”, explica.

Na visão do professor Martius, o reconhecimento através da premiação se deu por conta de o artigo retratar um caso real, prático e que impactou diretamente a comunidade de Maricá, elevando o seu nível de consciência para o desenvolvimento local e gerando um network para a construção de soluções para o município. “Esse prêmio significa o reconhecimento de um longo trabalho realizado de 2017 até os dias de hoje. Para mim, o mais importante é ter a aprovação desse projeto da UFF na comunidade de Maricá, para cada cidadã e cidadão”.

 

 

Dados do informe

15/01/2024


Pular para o conteúdo