O professor e historiador André Furtado irá lançar o livro “Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado” (Eduff, 2023), em tarde de autógrafos no dia 23 de março, a partir das 17h30, na Varanda do Auditório do NAB, no campus da Praia Vermelha, em Niterói. O lançamento ocorre após o seminário de inauguração da Cátedra UNESCO/UFF sobre desigualdades globais e sociais.
No livro, o autor se concentra nos itinerários buarqueanos entre os anos de 1930, época da sua obra de estreia, “Raízes do Brasil”, e a década de 1970, quando surgiram os últimos textos de sua autoria, publicados no formato de livros.
A obra é fruto de uma vasta pesquisa empírica realizada pelo autor entre 2014 e 2018 com fontes preservadas no Brasil e na França. O estudo analisa as comunidades de leitores na trajetória do historiador, investigando, sobretudo, os quadros receptivos contemporâneos ao lançamento de suas reflexões impressas. Volta-se para os relacionamentos de ordem pessoal, institucionais e com as editoras. Confere destaque às configurações e percursos que o converteram no historiador de maior prestígio no Brasil do século XX, referência até a atualidade.
“Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado” e outros títulos da Eduff estão disponíveis para compra no site www.eduff.com.br.