Pensando em uma gestão sustentável dos materiais de descarte produzidos no seu âmbito, o Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, em contato com a Pilar Assessoria (empresa de assessoria e consultoria em gestão administrativa qualificada e ambientalmente sustentável), criou, durante o primeiro semestre letivo de 2017, um programa interno de coleta de papéis e papelões para retirar o lixo reciclável de suas dependências e entregar à rede local de catadores credenciados.
Além de produzir um pequeno recurso para o instituto, o programa de coleta e reciclagem visa oportunizar o descarte inteligente e contribuir para a valorização e geração de renda dos catadores.
Por iniciativa da direção do instituto, o programa está sendo neste momento expandido para toda a Cidade Universitária de Macaé, com o estabelecimento de parcerias entre as demais instituições de ensino que ocupam o seu espaço, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior. A ideia é que cada instituição estabeleça um ponto de coleta, todo o material recolhido seja entregue conjuntamente e o recurso obtido dividido.