Após o sucesso da 3ª edição do projeto Amor em Cada Fio, em que foram arrecadadas 546 mechas de cabelo no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), em 07 de agosto foi realizada a sua 4ª edição. Foram produzidas e doadas 40 perucas de fios naturais a pacientes com alopécia e em quimioterapia.
Esta ação, promovida pela PROGRAD, teve início em março de 2018 e foi organizada por um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFF, participantes da Liga de Dermatologia, sob a coordenação da professora Dr. Maria Gavazzoni Dias. O objetivo do Amor em Cada Fio é estimular o bem- estar e a autoestima das mulheres, oferecendo lenços, perucas, turbantes, palestras e atendimentos estéticos de.. cabeleireiros e maquiadores.
Para a Pró-Reitora de Graduação Alexandra Anastacio o projeto vem ao encontro da necessidade de ampliar a vivência do estudante na Universidade para além das salas de aula, ressaltando o papel da Universidade para a sociedade: “O projeto amor em cada fio é um belo exemplo do que a Universidade pode fazer para ampliar e diversificar o atendimento à pessoa com câncer, integra não ações com base no conhecimento técnico, mas assegura à população o direito à saúde integral”.
Camila Figueroa, recém-egressa do Curso de Medicina da UFF, destaca, ainda, a importância do projeto: “As transformações na aparência física muitas vezes se somam às limitações impostas pela própria enfermidade e são causa frequente de repercussões na autoestima e em alguns casos, no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e até mesmo no abandono do tratamento”.
O projeto Amor em Cada Fio também compõe uma das ações do Projeto Trote Cultural da UFF, que visa integrar os novos alunos da Universidade aos veteranos e estabelecer contato com a sociedade.
A campanha contou com o envolvimento de mais de 60 estudantes, seja na organização ou na participação, o que possibilitou às pacientes do Hospital a vivência de uma experiência única de aproximação com a comunidade universitária, por meio de um projeto que e, promove uma ampliação da formação do estudante de medicina, propiciando um novo olhar sobre a doença , , como explicou Camila Figueroa: “Projetos como esse fazem você voltar à origem. […] Quando a gente chega ao final da faculdade, muitas vezes, a gente fica perdido, sem rumo… porque acaba esquecendo o verdadeiro motivo de fazer Medicina. E o Amor em Cada Fio traduz tudo isso”.
O Amor em Cada Fio foi veiculado no Bom Dia Rio, da TV Globo. Confira a reportagem no link: https://globoplay.globo.com/v/7824047/