Neste dia 12 de abril, quarta-feira, a partir das 13 horas, alunos dos Cursos de Medicina e de Psicologia da UFF estarão participando do “6º Ocupa Praça”, na Praça Sergio Arouca, Vital Brazil. Trata-se do Projeto de Extensão “Crianças e adolescentes em situação de rua e acolhimento institucional: construindo estratégias de territorialização afetiva” coordenado pela professora Sônia Dantas Berger do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva.
Essa é uma intervenção que vem sendo desenvolvida pela Equipe de Referência Infanto juvenil para Ações de Atenção ao Uso de Álcool e outras Drogas – ERIJAD (PMNi), com a presença dos estudantes da UFF e o apoio do Centro de Atenção Psicossocial Monteiro Lobato (CAPSI), fortalecendo uma relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.
Inicialmente inspirada na proposta de uma “Clínica Peripatética” (passear, ir e vir conversando) criada pelo psiquiatra Antonio Lancetti e voltada para as crianças e adolescentes em situação de rua, com direito a piquenique, brincadeiras, oficinas de bambolê, dança, entre outras atividades, a intervenção tem a intencionalidade de criar uma relação de confiança com as crianças e adolescentes em situação de rua. Ela constrói uma interação com a cidade, as pessoas, a comunidade.
No caso do “Ocupa Praça”, este tipo de intervenção tem produzido outros modos de ver, ouvir, sentir e interagir com esses atores mirins, que, na verdade, estão em situação de vulnerabilidade extrema, em decorrência de negligências, diferentes tipos de violência, questões socioeconômicas, abuso, exploração sexual, trabalho infantil, uso de drogas, entre outros fatores. Pouco a pouco o Ocupa Praça, vem ampliando suas parcerias, alcançando outros grupos de crianças em situação de vulnerabilidade, como aquelas que estão nos centros de acolhimento institucional, mais conhecidos como abrigos, e no próprio CAPSI, tornando-se um espaço para que esses jovens tenham um olhar para seu entorno e a sociedade consiga enxergar que eles precisam de um cuidado.