Informe

Alunos do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF defendem suas dissertações e apresentam seus produtos

Está aberta a temporada de defesas de dissertações do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão- CMPDI/UFF​.  O curso, pioneiro do gênero no país, integra a área Ensino da CAPES e tem como objetivo a formação de profissionais qualificados para atuação em área interdisciplinar envolvendo a diversidade e a inclusão. Até o final de julho vão ser defendidas mais de 20 dissertações sobre temas ligados às linhas de pesquisas de Altas Habilidades e Notório Saber; Necessidades Especiais, Síndromes e Transtornos; Produção de Materiais e Novas Tecnologias; e Interdisciplinaridade e Questões de Ensino.

Dando continuidade à série de defesas programadas para 2015, serão realizadas as apresentações de três novas dissertações no Espaço Multidisciplinar do Instituto de Biologia (Antigo prédio da Física Velha), no Campus do Valonguinho: Casa adaptada a cadeirantes: um desafio didático para o ensino a superdotados, do aluno Eduardo Erick Oliveira Pereira, sob a orientação da Dra. Isabel Leite Cafezeiro, dia 3/07.  No dia 08/07, a aluna Luciane Rangel Rodrigues será a primeira aluna surda a defender uma dissertação de mestrado na UFF, e vai abordar o tema Bilinguismo no ensino fundamental: uso de temas de ciências para ensino de libras (lsb) para alunos ouvintes, sob a orientação da Dra. Ana Regina e Souza Campello, do Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES.  Na mesma data, a mestranda Luciane Cruz Silveira submete à banca o seu trabalho “Materiais didáticos em libras para facilitar a aquisição dos conteúdos programáticos de ciências pelos alunos surdos”, sob a orientação da Dra. Ana Regina e Souza Campello.

​Já foram defendidas até agora quatro dissertações.  A primeira defesa pública de dissertação do CMPDI​ foi da aluna Juliana Antunes Pessanha, com trabalho sobre o tema “Altas Habilidades na Escola: curso de formação de professores” , sob a orientação dos professores Dr. Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho (Portugal) e Dra. Cristina Maria Carvalho Delou.  A Educação Física, os esportes e a Língua de sinais brasileira (Libras,): desenvolvimento do glossário surdesportes para acessibilidade e inclusão da comunidade surda é o título do segundo trabalho defendido no CMPDI, pela aluna Clévia Fernanda Sies Barboza, orientada pela Dra. Helena Carla Castro e Co-orientada pela: Dra. Ana Regina e Souza Campello. Já o terceiro trabalho, de autoria da aluna Vera Cristina Soares Lopes, orientado pela Dra. Cristina Maria Carvalho Delou, foi sobre Tecnologia Assistiva – ferramenta para o ensino de Geografia ao deficiente visual. A aluna Aimi Tanikawa de Oliveira, responsável pela quarta defesa apresentou dissertação sobre Games eletrônicos e a deficiência intelectual na perspectiva da avaliação interativa, que teve como orientadora a Dra. Cristina Lúcia Maia Coelho.

Dados do informe

02/07/2015


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