A aluna Josy Anne dos Santos Mariano Brito de Almeida, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense, conquistou o primeiro lugar na premiação da 17ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur), que tem o intuito de reunir estudantes, professores e pesquisadores para gerar discussões sobre os avanços na área turística do Brasil e do mundo.
Josy Anne recebeu o prêmio de 2 mil reais pelo artigo científico “A sociedade do espetáculo na contemporaneidade: análise da relação entre o episódio White Bear da série Black Mirror e as ideias de Zygmunt Bauman na obra ‘Comunidade’ à luz dos estudos do turismo”. O artigo foi desenvolvido durante a realização de uma disciplina obrigatória do Programa de Pós-Graduação, que propõe uma análise e reflexão sobre a Sociedade do Espetáculo.
Natural de Vila Velha, no Espírito Santo, a mestranda de Turismo escolheu a UFF pela diversidade, inclusão e excelência do corpo docente na área de pesquisa e ensino turístico. Ela explica também que “a escolha da temática deveu-se ao fato de que os estudos contemporâneos do Turismo precisam ampliar seus horizontes e identificar os diversos problemas individuais e sociais causados pelo fenômeno”.
Para a conquista do prêmio, a aluna acredita que as suas experiências adquiridas nas aulas com seus professores e colegas de turma foram essenciais: “Só tenho a agradecer a todos os professores e também aos colegas pela generosidade em compartilhar suas experiências, que têm sido muito importantes para meu desenvolvimento acadêmico, intelectual e profissional. Por isso divido essa conquista que é de toda a equipe do PPGTUR-UFF, da qual tenho muito orgulho em fazer parte”, concluiu Josy Anne.