A jornalista Marcelle Chagas, mestranda de Comunicação pela UFF, foi selecionada para o Clinton Global Initiative University 2023 (CGI U), da Fundação Clinton, do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton. Com projeção mundial, a CGI U é um programa de formação de lideranças transformadoras, que reúne milhares de iniciativas de impacto social, econômico e ambiental para mentorias, formações e desenvolvimento de projetos com foco em inovação, ESG (Environmental, Social and Governance) e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODs), da ONU.
O encontro anual aconteceu entre os dias 3 e 5 de março, na Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Tenesse reunindo 700 estudantes de universidades de mais de 92 países. Figuras de destaque como o secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, e o prefeito de Nashville, John Cooper, também participaram, assim como toda a família Clinton. “Para nós, é uma oportunidade muito grande pois estamos trazendo uma nova perspectiva sobre impacto social que envolve a comunicação. Estamos iniciando uma caminhada em parceria com a instituição, o que será muito impactante para o Brasil e com certeza internacionalmente também”, destaca Marcelle.
Liderado pela Coordenadora Geral da Rede JP, Marcelle Chagas, o “Communication to Change” fará uma transformação global unindo comunicação, educação e engajamento para jovens estudantes impactados pela pandemia. Entre os parceiros da iniciativa está o Observatório de Gênero, Raça e Territorialidade na Ciência (GERATE, da Universidade Federal Fluminense – UFF), que tem se dedicado a estudar os efeitos da desinformação em territórios vulneráveis e consegue levar um olhar sobre as demandas do público que serão atendidas.
Conectando, todos os anos, milhares de estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo, a CGI U tem o objetivo de inspirar a próxima geração de líderes a enfrentar os desafios prementes nas suas comunidades, com o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios mais prementes do mundo.
Nesse ponto, Marcelle, que é Mestranda em Comunicação pela UFF, avalia que as “universidades são fonte de inovação e desenvolvimento de projetos, mas, na maioria das vezes, esse conhecimento fica mais restrito ao público universitário. Quando conseguimos levar a pesquisa para as comunidades e construir em conjunto com elas, podemos alcançar outras pessoas e solucionar problemas reais, e esse é o propósito do Communication to Change”, destaca.
Além de jornalista com MBA em Marketing e Comunicação Online, Marcelle é mestranda em Comunicação pela UFF, Assessora de comunicação especializada em saúde e ciência, foi finalista dos prêmios jornalísticos Troféu Mulher Imprensa 2022 e HSBC/Sustentabilidade, atuando também como coordenadora da Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (Rede JP – Jornalistas Pretos) e do Observatório Gerate.