O Observatório Nacional da Violência contra Educadores (ONVE), uma ação extensionista da Universidade Federal Fluminense, criado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), está conduzindo a pesquisa “A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil”. O estudo tem caráter nacional e é dedicado a investigar as diversas formas de violência contra as liberdades de aprender e de ensinar enfrentadas por profissionais da educação no Brasil.
Com abrangência em todos os níveis de ensino e em todas as regiões do país, essa pesquisa busca mapear a situação atual por meio de um questionário online, visando contribuir para a formulação de políticas públicas e estratégias de apoio concretas.
A participação nesta pesquisa é voluntária e os resultados esperados incluem, a partir da criação de um banco de dados seguro e confiável, um diagnóstico da violência contra educadores no Brasil e a elaboração, pelo Observatório, de protocolos de acolhimento para educadores que enfrentam situações de violência no exercício de suas funções.
Acesse o site oficial do ONVE por meio do link https://onveuff.com/ para participar e fazer parte dessa importante iniciativa em prol dos direitos e da segurança dos educadores.