Informe

Aberto para preenchimento o RAD 2015

sistema RAD aberto em 16 de setembro*

O sistema Rad desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) a pedido da Coordenadoria de Gestão da Informação (PGI) da Pró-Reitoria de Planejamento, é um sistema que reúne a produção acadêmica e as ações realizadas pelo corpo docente da universidade. O formulário estará on-line e disponível para preenchimento em http://sistemas.uff.br/rad, referente às atividades do ano de 2015. O prazo termina em 28 de fevereiro de 2016.

“O RAD já tem integração com o Lattes. O sistema importa todas as produções do ano vigente e, agora, também orientações e participações em bancas. No futuro, o objetivo é migrar todas as informações existentes, a fim de que o docente somente verifique e confirme se os dados estão corretos, sem a necessidade de preencher nenhum dado”. A melhoria atende a um anseio dos usuários e se deve ao aperfeiçoamento do sistema desenvolvido pelos analistas de tecnologia da informação da STI Tatiana Barboza e José Barroso Júnior, em substituição ao antigo Radoc. A equipe acrescentou as novas funções visando reduzir o trabalho dos docentes. 

O sistema pode ser acessado e preenchido pelos docentes do trabalho, de casa ou em viagens, no Brasil ou no exterior. É preciso apenas entrar com o CPF e senha, que é a mesma de acesso ao IdUFF. Na página de acesso também é possível recuperar senha, para aqueles que a esqueceram. Os docentes novos, que ainda não tenham acesso ao IdUFF, podem solicitá-lo pelo e-mail atendimento@id.uff.br

Neste ano em atendimento a orientações da Controladoria Geral da União – CGU, a carga horária anual a ser registrada no Relatório Anual dos Docentes – RAD, não poderá ultrapassar 1.840 horas para os docentes no regime de 40h (com ou sem DE) nem 920 horas para docentes em regime de 20 horas  e todas  as solicitações , reclamações , sugestões e dúvidas, serão somente atendidas pela Central de Atendimento. Ramal 2042   ou   sistemas.uff.br/atendimento

RAD consolida produção da universidade

O RAD é também uma importante ferramenta de gestão para os coordenadores de curso e chefes de departamento. Ele possibilita registrar as linhas de pesquisas da UFF, a quantidade de projetos e programas, o tipo de financiamento, o montante, a data de aprovação, o nível acadêmico de todos os colaboradores e a atividade dos docentes envolvidos, dentro e fora da universidade, contabilizando também carga horária e produção intelectual. 

Atualmente, além do currículo Lattes, o RAD extrai informação das bases de pessoal, por meio do cadastro do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape); dos dados da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que se referem ao histórico de titulação; do Sistema de Informações Organizacionais (Siorg), que contém a estrutura organizacional da UFF; do Sistema Acadêmico da Pós-Graduação (Sispós) e do IdUFF, o sistema mais abrangente, que sintetiza informações acadêmicas de professores, servidores técnico-administrativos e discentes. 

“É de suma importância ter os relatórios preenchidos de forma correta, uma vez que ali fica registrada toda a produção científica da universidade. O RAD é uma forma de divulgar essa produção de forma transparente, cumprindo o que é exigido pelos órgãos de controle”, explica Maria Heidi Mendez, gestora do RAD junto à PGI. O RAD é fonte de informação para os dados solicitados à UFF pelo Ministério da Educação, incluindo o Censo da Educação Superior, e por órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), além de ser balizadora da progressão funcional interna dos docentes.

Antes do fechamento dos dados e de forma concomitante ao período de preenchimento pelos professores, as coordenações e departamentos podem conferir e validar os dados. O produto final do sistema é a emissão de relatórios pelos departamentos, agrupados por docentes.
 

 

*Esta matéria é de Renata Cunha (23/09/2014) adaptada para 2015
 

Dados do informe

18/09/2015


Pular para o conteúdo