No sábado à noite, 23/11/2019, devido aos fortes ventos que precederam a chuva, um galho de árvore caiu sobre a rede elétrica aérea de média tensão, próximo ao Horto Viveiro no Campus da Praia Vermelha, causando o rompimento dos cabos.
A equipe da CMA/SOMA esteve no local rapidamente para sanar o problema e evitar o potencial dano que o fato poderia gerar, pois foi constatado o aparecimento de fogo na vegetação rasteira.
A subestação geral do Campus teve que ser desenergizada para a realização das emendas dos cabos e, na tentativa de restabelecimento da energia elétrica, uma das conexões do cabeamento não suportou a carga e se rompeu, interrompendo o retorno da energia.
Em virtude do concurso do Ministério Público, havia no Campus geradores locados que foram utilizados para restabelecer a energia e dar prosseguimento à realização do evento.
No domingo dia 24/11/2019, após diversos contatos, a equipe da Enel informou que compareceria ao local às 13:29h, no entanto, chegou somente às 15:00h para realização dos reparos e restabelecimento da energia elétrica.
Mais uma vez a equipe da CMA/SOMA agiu prontamente e com eficiência, permitindo a realização do concurso, o desenvolvimento de demais atividades do Campus e eliminando a potencialidade dos riscos. Evitando danos à comunidade do entorno, um princípio de incêndio local e a possibilidade de vítimas de choque elétrico em função dos cabos energizados sobre o solo.