A FAPERJ divulgou, na última quinta-feira, 17 de novembro, a relação dos novos bolsistas contemplados no Programa Pós-Doutorado Nota 10 – 2022. Nesta edição do programa, foram concedidas 205 bolsas de um total de 489 solicitações, beneficiando assim 19 instituições fluminenses. A Universidade Federal Fluminense ficou em segundo lugar em quantidade de bolsas, com 32 concedidas.
As instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (77); Universidade Federal Fluminense – UFF (32); Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj (28); Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (24) e outras 15 instituições de ensino e pesquisa no Estado.
As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas foram: Ciências Biológicas (58), Ciências Exatas e da Terra (34), Ciências Humanas (34), Engenharias (24), Ciências Agrárias (16) e outras três Grandes Áreas.
Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o programa, além de permitir a continuidade das pesquisas mais importantes para o Estado, é também uma forma de garantir que os nossos melhores pesquisadores não tenham que procurar outros centros, estados ou países para dar continuidade aos seus projetos. “Com o ‘Pós-Doutorado Nota 10’, preservamos e mantemos o que foi conquistado dentro das universidades fluminenses e dentro do estado do Rio de Janeiro”, disse.
O objetivo do edital é incentivar os programas de pós-graduação stricto sensu sediados no estado do Rio de Janeiro, mediante a concessão de bolsas especiais a recém-doutores com destacado desempenho acadêmico (avaliado por meio de publicações, prêmios obtidos, tempo médio de titulação e conceito do programa de pós-graduação de origem).
Confira, abaixo, a lista de contemplados:
https://www.faperj.br/rp/downloads/Resultado_Edital_FAPERJ_N%C2%BA_17_20…