A Tecnologia da Informação da UFF é essencial para proporcionar suporte tecnológico a uma ampla gama de funções acadêmicas, administrativas e de pesquisa, construindo e mantendo a infraestrutura tecnológica da universidade. Aqui na UFF, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) é o órgão responsável por tais funções.
A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) é o órgão estratégico da Universidade Federal Fluminense, responsável por prover serviços e soluções de tecnologia da informação à comunidade interna (composta por mais de 70.000 pessoas entre estudantes, professores, técnicos e gestores institucionais) e externa (representada pela sociedade brasileira, como um todo e diversas instituições internacionais).
Também faz parte da missão da STI pesquisar, desenvolver, executar e participar de projetos em tecnologia da informação e serviços de informática tanto internamente, nos diversos campi que compõem a UFF, como em parcerias com Municípios e Estados. Além disso, realiza-se a captação de recursos através de projetos, consultorias e serviços em TI.
Nesta página você encontra documentos sobre a organização e funcionamento da STI. Navegue pelo menu abaixo para mais informações.
Dirigente: Ricardo Campanha Carrano
Institucional
Criação do órgão e Regimento Interno
Estrutura Administrativa
A Portaria 51.406, de 25 de abril de 2014, que aprovou a estrutura administrativa da STI, pode ser consultada em http://www.noticias.uff.br/bs/2014/068-2014.pdf .
Superintendência de Tecnologia da Informação – STI
Secretaria da Superintendência de Tecnologia da Informação – SA/STI
Setor de Apoio Administrativa da Superintendência de Tecnologia da Informação – SAA/STI
Gerência Operacional Financeira – GOF/STI
Gerência de Governança e Segurança da Informação – GGSI/STI
Gerência de Desenvolvimento de Novas Tecnologias – GDNT/STI
Gerência de Relacionamento Externo – GRE/STI
Comitê de Tecnologia da Informação – CTIN/GRE
Comissão Permanente de Telefonia – CPT/STI
Central de Atendimento – CA/STI
Coordenação UNITEVÊ – CTV/STI
Divisão de Programação – DPR/CTV
Divisão de Exibição – DEX/CTV
Divisão de Estúdio – DEST/CTV
Coordenação Técnica – CTE/STI
Assistência de Aquisição de Equipamentos e Serviços de TIC – AES/CTE
Divisão de Software Básico – DSBA/CTE
Seção de Sistemas Operacionais e Aplicativos – SSOA/DSBA
Seção de Suporte de Banco de Dados – SSDB/DSBA
Seção de Suporte de Recursos Computacionais – SSRC/DSBA
Divisão de Suporte à Rede – DSRE/CTE
Seção de Infraestrutura de Rede – SIRE/DSRE
Seção de Segurança de Rede – SSRE/DSRE
Seção de Administração e Suporte à Rede – SASR/DSRE
Seção de Monitoramento e Operações de Rede – SMOR/DSRE
Seção de Oficina de Reparos – SORE/DSRE
Divisão de Telefonia – DTEL/CTE
Seção de Administração do Sistema – SASI/DTEL
Seção de Monitoramento e Suporte Operacional – SMSO/DTEL
Seção de Manutenção – SEMA/DTEL
Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas – CDS/STI
Assistência de Suporte de Banco de Dados – ABD/CDS
Divisão de Qualidade de Dados e Sistemas – DQDS/CDS
Seção de Sistemas Administrativos – SSAD/DQDS
Seção de Sistemas Acadêmicos – SSAC/DQDS
Seção de Sistemas de Recursos Humanos – SSRH/DQDS
Confira o organograma da Superintendência de Tecnologia da Informação
Outras informações sobre os contatos dos setores e áreas da Superintendência de Tecnologia da Informação podem ser localizadas na página https://www.uff.br/listagem-de-setores/
Programa de Gestão
Transparência
Atos normativos
A nova Política de Segurança da Informação (PSI) passou pela aprovação dos Comitês de Segurança da Informação (Portaria UFF Nº 68.509 de 22 de março de 2023), e Governança Digital (Portaria UFF Nº 68.595 de 22 de setembro de 2023),tendo sua publicação final aprovada através da Resolução CUV/UFF Nº 372, de 05 de junho de 2024
Outros documentos elaborados pela Superintendência
- Instrução Normativa nº 02-2023 – Relação de responsáveis por sistemas informatizados na UFF
- Instrução de Serviço nº 02-2019 – Alinhamento de TI com as necessidades da UFF
- Política de Privacidade do Aplicativo UFF Mobile Plus
- Politica de Backup e Restauração
- Plano de Acessibilidade
- Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos
- Norma de Aquisição de Recursos Computacionais
APF e Internacionais – Normas e Diretrizes
A STI busca estar sempre alinhada às normas e diretrizes do Governo Federal que envolvem a área de tecnologia de informação. Através do seguimento destas normas e outras de relevância nacional e internacional, será possível garantir um aumento da qualidade, confiabilidade e efetividade dos serviços e produtos.
Confira aqui as Normas e Diretrizes da APF em foco na STI
Governança de Tecnologia de Informação
Áreas de atuação da Governança em TI
A Governança de TI é a função criada no âmbito da STI objetivando o alinhamento estratégico da TI aos objetivos da Universidade bem como adequação aos padrões determinados pela Administração Pública Federal no que se refere à melhoria da capacidade gerencial em TI, visando agregar valor aos resultados da UFF, nos campos de ensino, pesquisa, extensão e administração.
Para cumprir sua função, busca-se sensibilizar a alta administração da UFF para a sua participação no processo de tomada de decisão sobre a gestão de TI, visando viabilizar as principais ações estratégicas previstas em seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) que, por sua vez, estão totalmente alinhadas aos objetivos previstos para as áreas de atuação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Pretendemos compartilhar novas ideias e estimular a prática da Governança, principalmente na STI, mas também promover uma mudança de cultura em toda universidade.
Áreas de atuação da Governança de TI
- Planejamento estratégico
- Contração de soluções de TI
- Mensuração de desempenho
- Gestão de portfólio de serviços e projetos
- Conformidade com normas e padrões da APF
- Gestão de Riscos
Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTIC) - 2024 a 2027
PDTIC 2024 a 2027 – Versão aprovada em julho de 2024
Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTIC) - 2020 a 2022
O PDTIC 2020-2022 foi elaborado no mês de julho de 2020 e aprovado pelo Comitê de Governança Digital da UFF.
Para facilitar o acompanhamento dos projetos/ações, temos os sumários que podem ser consultados:
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (06.2022)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de junho de 2022.
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (12.2021)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de dezembro de 2021.
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (08.2021)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de agosto de 2021.
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (02.2021)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de fevereiro de 2021.
O PDTIC é composto pelo seu texto principal e dos anexos a seguir:
Anexo I – Resultados de GTI alcançados em 2018 a 2020
Anexo I – Resultados de Infraestrutura alcançados em 2018 a 2020
Anexo I – Resultados de Operacoes_Projetos alcançados em 2018 a 2020
Anexo II – Matriz SWOT – PDTIC 2020 a 2022
Anexo III – Inventário de necessidades
Anexo IV – Demandas 2020 – Governança de TI
Anexo IV – Demandas 2020 – Infraestrutura
Anexo IV – Demandas 2020 – Operações
Anexo IV – Demandas 2020 – Projetos
Anexo V – Cronograma 2020-2022 – Governança
Anexo V – Cronograma 2020-2022 – Infraestrutura
Demandas priorizadas
Durante o ano de 2017 e início de 2018, foram realizadas reuniões de priorização das demandas de TI pelo Comitê de Governança Corporativa da UFF (Portaria 54.352 de 29/07/2015), de acordo com o processo: Gestão de Demandas de TI.
Em 2019 a responsabilidade de priorização de demandas passou a ser do Grupo Gestor de Apoio à Governança constituído através da Portaria 64.029 de 04/06/2019.
Foi elaborada e publicada, em julho de 2019, uma Instrução Normativa que define o procedimento para solicitação e priorização de demandas de TI na UFF, garantindo o alinhamento de TI aos objetivos estratégicos da organização: Instrução de Serviço nº 02-2019 – Alinhamento de TI.
Como resultado das reuniões, temos uma lista atualizada das 12 demandas priorizadas que servem de base para o planejamento estratégico da STI e que pode ser visualizada a seguir:
Data da última atualização: 01/03/2023
Demandas a priorizar
Data da última atualização: 01/03/2023
Processos
Os principais processos de Governança de TI encontram-se disponibilizados no portal de processos da STI: https://processosdeti.uff.br/
Contratações de soluções de TI
A STI participa de processos de contratação de soluções de TI da UFF com a fiscalização de diversos contratos e com apoio técnico ao planejamento das contratações dos demais órgãos da universidade.
Estas contratações necessitam estar alinhadas às regras definidas para os órgãos da APF no que se refere ao planejamento da contratação, seleção de fornecedor e gestão do contrato.