Dicas para ingressantes de pós-graduação

Obrigado por escolher a Universidade Federal Fluminense para realizar o seu curso de pós-graduação, seja ele stricto ou lato sensu! Você simplesmente está estudando em uma das maiores e melhores universidades do país, com professores de muita qualidade e pesquisas de alto nível.

Separamos algumas dicas fundamentais para você conhecer um pouco melhor a UFF.

Pré-matrícula e matrícula

A pré-matrícula e matrícula dos estudantes de pós-graduação da UFF são realizadas pela própria coordenação de curso vinculada ao edital em que você foi selecionado, por meio do Sistema de Pós-Graduação (Sispós).

Fique atento às documentações solicitadas pelo Programa de Pós-Graduação (PPG), geralmente dispostas no edital do processo seletivo ou em sites do PPG.

Lembrando que os estudantes com número de matrícula gerado no Sispós conseguem ativar o IDUFF, seguindo instruções no próprio endereço do sistema, além de retirar a carteirinha digital da UFF e expedir declaração de regularidade de matrícula.

Portal idUFF

A partir do número de matrícula gerado (conforme instruções no item anterior), o estudante poderá ativar o seu IdUFF. Veja o passo a passo:

1. Acesse o Portal: https://app.uff.br/portal/
  2. Clique em ativar conta ou recuperar senha
  3. Informe o seu CPF no local indicado e prossiga.

A ativação da conta no Sistema Acadêmico possibilitará o acesso às suas informações de registro acadêmico.

UFFmail

Que tal ter um e-mail institucional? E se vier junto com um Drive que permite a criação de documentos, planilhas, formulários etc? Tudo online, seguro em um ambiente exclusivo para a comunidade UFF. Este é o UFFMail.

Essa é mais uma oportunidade para receber os comunicados oficiais da universidade, inclusive o informativo eletrônico direcionado só para estudantes de pós-graduação, o Se Liga na UFF, com oportunidades de bolsas de pesquisa no Brasil e no exterior, congressos e muito mais!

Saiba como criar:

1. Acesse o Portal: https://app.uff.br/portal/ e insira o seu login e senha
  2. Procure o link “criar UFFmail” e aceite os termos de uso
  3. Escolha uma das opções de login oferecidas e clique em salvar

*O acesso é feito pela página do gmail e a senha para login será a mesma utilizada no Portal idUFF. Caso tenha dificuldade na criação do UFFMail, entre em contato com atendimento@id.uff.br

Carteirinha Digital

A Carteirinha Digital da UFF foi criada para facilitar a sua vida. A partir dela, os estudantes terão acesso à Identificação oficial da UFF em formato digital; realizarão pagamento de refeições nos restaurantes universitários por QR Code; poderão consultar saldos e extratos dos créditos do bandejão; e ainda realizar a recarga via PIX ou cartão de crédito.

Os usuários poderão baixar gratuitamente o aplicativo da Carteirinha Digital no Google Play ou na App Store. Com o aplicativo instalado no smartphone, o usuário deverá fazer o login com seu IDUFF e senha para ter acesso às funcionalidades da carteirinha. Está vendo a importância de ativar sua conta do portal IdUFF agora mesmo?

Apoio à pesquisa

A UFF é reconhecida nacional e internacionalmente por ser uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e com a promoção da pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento. Aqui, reconhecemos a importância da pesquisa como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do país e, por isso, implementamos uma série de ações voltadas para o apoio, fomento e incentivo à pesquisa em nossa comunidade acadêmica.

Conheça um pouco mais das nossas ações de incentivo à pesquisa.

Produção acadêmica

Valorizar a produção acadêmica dos nossos estudantes e pesquisadores faz parte da missão institucional da UFF de difundir o conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural.

Para disponibilizar esses saberes à sociedade, contamos com alguns recursos, como o Portal de Periódicos da UFF, que abriga as Revistas Científicas de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, o Repositório Institucional (RI).

Os Acervos da UFF e o Sistema de Bibliotecas também agrupam boa parte da produção acadêmica.

Mídias sociais oficiais da Universidade

Siga os perfis oficiais da UFF nas mídias sociais. O X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e Linkedin são fontes de informação sobre a universidade. É evento, pesquisa acadêmica, oportunidades diversas, matérias veiculadas nas mídias, dicas culturais e muito mais!

Guia para estudantes

Pós-graduação