A gestão de riscos é o processo que visa a identificar, analisar e monitorar eventos que possam impedir, atrasar ou impactar de alguma forma o alcance de um objetivo. Esses eventos, chamados de riscos, tratam-se, na verdade, de incertezas que podem surgir durante a execução das atividades, prejudicando a organização como um todo.
Na Universidade Federal Fluminense, a Gestão de Riscos começou a ser pensada na esteira do marco regulatório em nível nacional que ocorreu com a publicação da Instrução Normativa (IN) Conjunta MP/CGU nº 01, de 2016, e do Decreto nº 9.203, no ano seguinte. Sendo assim, a UFF publicou e revisou a Política e o Plano de Gestão de Riscos, que vêm norteando gestores e servidores em geral nos trabalhos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e análise crítica de riscos. Já no final do ano de 2022, a comunidade universitária passou a contar com um importante recurso para facilitar a realização dessas tarefas: a plataforma ForRiscos, onde são registradas todas as informações pertinentes aos riscos já mapeados.
Confira abaixo mais informações sobre o tema.
Cartilha para condução de gestão de riscos na UFF
A cartilha tem por objetivo orientar a gestão de riscos internamente, a partir do mapeamento dos processos realizados e conduzidos pelos diferentes setores e áreas universidade, que deverão identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar os potenciais riscos do referido processo, visando à implementação de controles para prevenir ou mitigar os riscos identificados.
Confira a Cartilha para Condução de Gestão de Riscos na UFF.
Resultados da Gestão de Riscos na UFF
A determinação de gerenciar riscos institucionais ocorre a partir do marco regulatório instituído em nível nacional por meio de dois documentos: a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU Nº 1, de 10 de maio de 2016 — que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no Poder Executivo Federal — e o Decreto 9.203, de 22 de novembro de 2017 — que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
A fim de atingir seus objetivos estratégicos de forma eficiente e eficaz, a UFF inicia, então, o processo de gerenciamento de riscos com a elaboração da Política de Gestão de Riscos, que foi novamente revisada e aprovada pela Resolução nº 161 do CUV em 7 de dezembro de 2022. O Plano de Gestão de Riscos é o instrumento que auxilia a comunidade universitária nos trabalhos de identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos em todos os níveis da estrutura organizacional. Para consultar os documentos referidos, acesse Gestão de Riscos
Vale lembrar que, devido ao tamanho e à diversidade da instituição, a gestão de riscos está avançando de forma gradual, conforme os resultados registrados em formulário (planilha) próprio, com todas as informações pertinentes aos riscos dos processos analisados. A seguir, o dashboard da gestão de riscos na UFF até o momento:
Normativas
Normativas UFF
- Plano de Gestão de Riscos 2024-2025
- Resolução CUV/UFF nº161 de 07 de Dezembro de 2022 – Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos
- Política de Gestão de Riscos – Aprovada pelo Comitê de Governança, Integridade, Risco e Controle – CIGRC
- Portaria UFF Nº 68.259 de 10 de agosto de 2021
- Plano de Gestão de Riscos – 1ª edição 2019- 2023
- Portaria nº 62909 / 2019
- DTS nº 8 de 04 de Julho de 2019 – Grupo de trabalho Gestão de Riscos
- Portaria nº 58770 / 2017
Normativas Externas
Relatórios
- Post 1 – “Inscreva-se em cursos totalmente online e gratuitos. Confira todas as ofertas!”
- Post 2 – “Dicas de ergonomia para o seu conforto e qualidade de vida no home office”
- Post 3 – “Veja como dar destaque aos seus eventos e atividades online!”
- Post 4 – “Conheça o serviço pioneiro de atendimentopara servidores recuperados da Covid-19”
- Post 5 – “E-books gratuitos para vocêacessar na Editora Universitáriae no Sistema de Bibliotecas”
- Post 6 – “Servidores da UFF contam a experiência do home office e do cuidado com os filhos”
- Materia Principal – “Como gerenciar riscos em uma pandemia?”