Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV) – Oriximiná, PA

A UFF vem desenvolvendo suas atividades em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, a fim de atender à demanda da população do interior, e cumprindo a proposta da política pública de educação que estimula a interiorização, ampliando sua oferta de cursos, assim como outras atividades acadêmicas.

Além de suas instalações no Estado, mantém também instalações no Estado do Pará desde 1972 quando foi criado o Campus Avançado na Região Amazônica, a Unidade Avançada José Veríssimo – UAJV – em Óbidos, estendendo suas ações para os Municípios de Oriximiná, Juruti, Terra Santa e Faro.

Logo após a regulamentação da Unidade Avançada José Veríssimo, pelo Conselho Universitário desta Universidade, a UFF inicia seus trabalhos acadêmicos naquela região, enviando equipes de atuação.

Em 1975, o Campus foi definitivamente transferido para Oriximiná, também no Estado do Pará, onde se mantém até hoje desenvolvendo atividades extensionistas articuladas com o ensino e a pesquisa e estende, ocasionalmente, suas atividades aos municípios limítrofes de Oriximiná.

Prefeitura Municipal de Oriximiná – Pará: www.oriximina.pa.gov.br/

Breve Histórico

A Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV) é a base física da Universidade Federal Fluminense utilizada para a acomodação dos docentes, técnico-administrativos e discentes que desenvolvem ações de extensão, ensino e pesquisa na região de Oriximiná no estado do Pará.

Os objetivos específicos são os de proporcionar ao estudante universitário a oportunidade de treinamento profissional em áreas geo-econômicas diversas do estado do Rio de Janeiro e levar a essas áreas contribuição organizada para a aceleração do processo de desenvolvimento em geral, inclusive o técnico-científico.

O local conta com 6 alojamentos, coletivos ou individuais, com ar refrigerado e ventiladores de teto, suficientes para acomodação de até 30 pessoas. Dispõe ainda de uma sala de aula, refeitório, cozinha industrial, sala de televisão, sala de informática e quadra de esportes.

Breve Histórico

No início dos anos setenta do século passado, o governo federal decidiu promover a ocupação eficaz da região amazônica, procurando fazer chegar àquelas populações as melhorias propiciadas pelos conhecimentos produzidos nas universidades públicas.

Em consequência, diversos Campi foram implantados em quase todos os estados da região – em alguns casos, mais de um Campus de cada universidade no mesmo estado – antes mesmo da criação do conceito de Amazônia Legal e como forma de incentivar o engajamento das universidades públicas do Sul e Sudeste.

Aos dirigentes destas Universidades, oferecia-se a realização de melhorias nas unidades e em órgãos localizados nas respectivas sedes, dando-se especial atenção para seus Hospitais Universitários, que passaram a receber verbas e insumos materiais em troca do envio, a cada mês, de equipes compostas por profissionais e alunos, para complementar o atendimento que havia naqueles municípios, todos considerados de segurança nacional.

Neste contexto, foi criada a Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV) pela Resolução 24/72 do Conselho Universitário da UFF. Ela foi instalada inicialmente no município de Óbidos no Pará em 1972, mas devido a forte interferência dos políticos do local na ocasião, não coadunados com a política universitária, foi necessária a sua transferência para o Município de Oriximiná, o que se deu efetivamente no ano de 1975.

Como Participar

Em Ações de Extensão-Ensino-Pesquisa:

É necessário que a Ação seja cadastrada no Sistema de Extensão utilizado pela PROEX e esteja com a situação “Em Andamento Normal”.
Para participação de discentes, é necessário que a ação de extensão seja coordenada por um docente.

Obs.: Todos os participantes de ações na UAJV terão que OBRIGATORIAMENTE comprovar a vacinação contra Febre-Amarela, com antecedência mínima de 10 dias antes da data do embarque. Quanto à malária, sua ocorrência na área urbana é rara.

Contatos

Pró-Reitoria de Extensão – PROEX

Coordenação de Integração Acadêmica – CIAC/EX
Rua Miguel de Frias, 9 – 6º andar – Icaraí – Niterói – RJ.
Tel. (21) 2629-5520
ciac.proex@id.uff.br

Unidade Avançada José Veríssimo – UAJV
Rua Sete de Setembro n° 2019 – Centro- Oriximiná – Pará – CEP 68270-000
Tel. (93) 9914 69969
Marcelino Conti de Souza – Diretor Geral da UAJV
uajv.proex@id.uff.br

Como chegar e sair de Oriximiná

O trajeto comumente utilizado é saindo do Rio para Santarém por via aérea e depois até Oriximiná por transporte fluvial, sendo parte navegando pelo Rio Amazonas e parte pelo Rio Trombetas.

Obs.: Aqueles que necessitarão apresentar relatórios de viagem deverão guardar os bilhetes de embarque.

Recomendações e Regras Gerais da UAJV

  • Usar roupas leves e frescas, devido ao clima da região;
  • Manter o imprescindível respeito à comunidade e cultura local;
  • Ter conduta e postura condizente no local para preservar o bom nome da Universidade;
  • Não é necessário levar reservas de produtos alimentícios ou de higiene, uma vez que o comércio local é similar ao do Estado do Rio de Janeiro;
  • A Universidade não se responsabiliza por perda ou extravio de objetos de valor.

Acomodações e Facilidades na UAJV

A UAJV possui acomodações próprias para alojar equipes de alunos, professores e pessoal técnico-administrativo. São oferecidos:

  • alojamento em quartos com beliches e banheiros privativos; 
  • quartos equipados com ventilador de teto e aparelho de ar condicionado; 
  • serviços de lavanderia; 
  • limpeza diária; 
  • alimentação (incluídos café da manhã, almoço e jantar); 
  • roupas de cama; 
  • quadra de esportes;  
  • sala de informática.

O município de Oriximiná

O município de Oriximiná, originado do povoado de Uruá-Tapera (1877), constitui, a partir de 24 de dezembro de 1934, uma área territorial de 109.122 km², extremo oeste do Estado do Pará, no seio da Amazônia Legal. Possui fronteiras internacionais (com Suriname e Guiana) e com os Estados do Amazonas e Roraima.

Situado à margem esquerda do Rio Trombetas, afluente do Rio Amazonas, possui, além da área urbana, dois ecossistemas diferentes: a várzea e a floresta.

O clima da região é quente-úmido e, no chamado alto-verão, a temperatura varia entre 35° e 37°C. No período de dezembro a julho, a época das chuvas ou inverno, fica em torno dos 32°C. A população é de aproximadamente 61.000 habitantes (segundo o Censo de 2010), etnicamente formada por remanescência indígena (Konduris, WaiWai, Tiriós), africana (remanescentes de quilombos) e europeia (portugueses e italianos).

Oriximiná está inserido no segundo Estado em importância para o setor mineral do País. De acordo com o IBGE, o município tem o setor industrial como atividade predominante. A indústria extrativista natural, lá instalada, é a Mineração Rio do Norte, que explora principalmente a bauxita. A apropriação de recursos naturais é a principal atividade econômica vigente.

Apesar do crescimento econômico que a região experimentou nas últimas décadas, não houve um desenvolvimento correspondente na área social.

O Município conta com dois Hospitais Públicos, totalizando 60 leitos, cinco Unidades Básicas – destas só uma tem o Programa de Saúde da Família. O Município conta, também, com um hospital de economia privada, sem contrato com o SUS, que atende a Mineração Rio Norte Trombetas no distrito minerador.

Outro ponto a ser destacado é a diversidade étnica e cultural da população local. Ao longo das margens do Rio Trombetas encontram-se comunidades quilombolas e populações indígenas, além da população urbana que vive no distrito.

A cidade é urbanizada e quase a totalidade de suas ruas é asfaltada. Passeios de barco, banho de rio e outras atividades de lazer nos finais de semana proporcionam um contato mais direto com a natureza. O convívio com a comunidade local permite uma intensa troca de experiências e vivências culturais.

Link da prefeitura de Oriximiná – PA:  www.oriximina.pa.gov.br/

Extensão

Avalie essa página



    Pular para o conteúdo