O que é a Extensão?

A extensão universitária, segundo o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior do Brasil (FORPROEX), é entendida como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, promovendo a interação transformadora entre a universidade e a sociedade.

As ações extensionistas são essenciais para que os discentes possam aplicar, na prática e em diferentes contextos e realidades, os conhecimentos apreendidos em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento social, educacional, científico e tecnológico do Brasil.

A extensão, portanto, promove a troca de saberes entre a academia e a comunidade, tornando os recursos e as pesquisas da universidade acessíveis e aplicáveis para resolver desafios concretos.

A Política Nacional de Extensão é estabelecida a partir do Plano Nacional de Extensão, formulado pelo FORPROEX.

As ações extensionistas se subdivide em:  projetos, programas, prestação de serviços, cursos e eventos. Abaixo, descrevemos cada uma delas. Confira!

Projetos

Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Podem ser: Vinculado a um programa (forma preferencial – o projeto faz parte de uma nucleação de ações); Não-vinculado à programa (projeto isolado).

Saiba mais sobre os projetos de extensão cadastrados na Proex.

Programas

Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

Saiba mais sobre os programas de extensão cadastrados na Proex.

Prestação de serviços

É a realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem.

Saiba mais os programas de extensão cadastrados na Proex.

Curso

Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

Saiba mais sobre os cursos de extensão cadastrados na Proex.

Eventos

Ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou com clientela específica, de conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Podem ter o formato de congresso, conferência, palestra, mesa redonda e painéis, simpósio e assemelhados, ciclo de debates, exposição, feira, mostra e assemelhados, bem como espetáculos, eventos esportivos, festivais, campanhas, oficinas e laboratórios.

Saiba mais sobre os eventos de extensão cadastrados na Proex.

Institucionalização da Extensão

Plano Nacional de Extensão

Desenvolvimento das instituições acadêmicas.

Organização e Sistematização

Informações básicas úteis aos novos dirigentes e participantes da Extensão Universitária no Brasil.

Avaliação Nacional de Extensão

Um parâmetro de avaliação da própria IES.

Indissociabilidade Ensino-Extensão-Pesquisa

Conscientização da comunidade universitária e de outras esferas da sociedade quanto ao compromisso social da IES e a institucionalização da flexibilização curricular.

Institucionalização da Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras

Processo para a implementação e consolidação da Avaliação da Extensão Universitária Brasileira.

Assuntos relacionados

Avalie essa página