Evento
XXIV SEMINÁRIO DE ESTUDOS CLÁSSICOS
DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
CRISES E TRANSFORMAÇÕES: ONTEM E HOJE
CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES ORAIS E MINICURSOS
Estão abertas até 16 de julho as inscrições para comunicações orais e ofertas de minicursos no XXIV Seminário de Estudos Clássicos da UFF, que acontecerá em 27 e 28 de setembro de 2017, no campus Gragoatá, em Niterói (RJ). As inscrições são gratuitas. Confira as informações sobre os procedimentos de inscrição em https://www.facebook.com/xxivseminariodeestudosclassicosuff/ A conferência de abertura do seminário será proferida pelo Prof. Dr. Breno Sebastiani (FFLCH-USP): “A crise grega do século II a.C. e a reflexão de Políbio”. A conferência de encerramento do seminário será proferida pelo Prof. Dr. Matheus Trevizam (FALE-UFMG): “Crises e transformações nas Geórgicas de Virgílio”.
Em sua 24ª edição, o Seminário de Estudos Clássicos da Universidade Federal Fluminense (UFF) abordará o tema “Crises e transformações: ontem e hoje”. O contexto internacional de massas de refugiados e de ascensão de lideranças beligerantes, combinado à instabilidade econômica, política e social no Brasil, sugere um desequilíbrio dos sistemas, numa configuração de crise global, que pode, no entanto, motivar transformações. Dessa forma, o evento pretende-se um espaço de discussão interdisciplinar sobre as experiências de crise no mundo antigo, seus lugares de memória e as interpretações possíveis de suas matrizes clássicas literárias e iconográficas.
Breno Sebastiani é Professor associado de Língua e Literatura Grega do DLCV/FFLCH/USP e docente permanente do PPG em Letras Clássicas da USP. Bacharel e licenciado em História (1999), Mestre (2002/Fapesp) e Doutor (2006) em História Social e Livre-Docente (2016) pela USP. Tradutor de Políbio, História Pragmática, Perspectiva/Fapesp (2016).
Matheus Trevizam é Professor associado na Faculdade de Letras da UFMG. É bacharel e licenciado em Letras (Língua portuguesa e Literatura) pelo IEL-UNICAMP, mestre e doutor em Linguística pela mesma Instituição (Letras clássicas/Latim). Traduziu integralmente Ovídio (‘Ars amatoria’), Varrão (‘De re rustica’) e Catão (‘De agri cultura’). Idealizador, com o Prof. Dr. Paulo Sérgio de Vasconcellos (IEL-UNICAMP), da Coleção ‘Bibliotheca Latina’.