Evento
Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Universidade Federal Fluminense sediará um evento de relevância internacional em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA): o Joint IAEA–Fluminense Federal University Workshop on Radiocarbon Accelerator Mass Spectrometry for Cultural and Natural Heritage Preservation in Latin America. O tema do workshop é a Espectrometria de Massa com Acelerador para Preservação do Patrimônio Cultural e Natural na América Latina.
O principal objetivo do workshop é discutir as tendências e os desafios na datação por radiocarbono, bem como fornecer treinamento técnico avançado em espectrometria de massa com aceleradores. O evento visa promover interações interdisciplinares entre curadores, arqueólogos, cientistas conservacionistas e especialistas das ciências naturais, ambientais e sociais. Por meio dessas interações, busca-se fomentar estratégias aprimoradas de preservação de patrimônios culturais e naturais na América Latina. A programação inclui palestras, visita ao Laboratório de Radiocarbono da UFF ao Museu Arqueológico de Itaipu e aos sítios arqueológicos existentes no Complexo Arqueológico de Itaipú, Niterói.
O evento é voltado para cientistas de diversas áreas que atuam ou possuem colaborações científicas na América Latina, desde pesquisadores em início de carreira até profissionais experientes que trabalham com ou se beneficiariam da aplicação de análises de 14C-AMS em suas pesquisas. Especialistas nas áreas de ciências terrestres, ambientais, climáticas, patrimoniais, forenses e sociais também estão entre o público-alvo, fortalecendo o caráter multidisciplinar do evento.
O workshop representa uma oportunidade única de aprimoramento científico e preservação do patrimônio latino-americano, consolidando a UFF e o LAC-UFF como referências Latino Americana na técnica de datação do radiocarbono por espectrometria de massa com aceleradores de partículas.
O evento será realizado no Instituto de Física da UFF, onde está localizado o Laboratório de Radiocarbono da UFF (LAC-UFF), primeiro da América Latina com infraestrutura para a aplicação da técnica de Datação do Carbono 14 por Espectrometria de Massa com Aceleradores de Partículas (14C-AMS).
Sob a coordenação das professoras Kita Macario (Departamento de Física), Carla Carvalho (Departamento de Geoquímica) e Fabiana Oliveira (Departamento de Físico-Química), o LAC-UFF integra o Programa de Excelência em Pesquisa e Pós-Graduação Multiusuário (PROGEM), e desempenha papel central no desenvolvimento de técnicas avançadas de datação e preservação do patrimônio cultural e ambiental da região.
Contato:
Laboratório de Radiocarbono da UFF (LAC-UFF)
Website: https://lac.uff.br
PROGEM: https://progem.uff.br