Evento
Estamos começando a divulgação do workshop internacional Jurisdições da (in)tolerância, organizado pela Companhia das Índias, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do PPGH/UFF, que será realizado nos dias 04 e 05 de abril.
A imagem de abertura escolhida para o material de divulgação é a reprodução de uma tela do artista plástico carioca Arjan Martins que integrou a sua exposição Et cetera, de 2016. A obra, sem título, faz parte de uma pesquisa do artista sobre a relação África-Brasil, a partir de conjuntos de fotografias de mulheres negras adquiridas em sebos e colecionadas pelo autor, e permite conferir um sabor de atualidade e de urgência ao debate sobre a (in)tolerância que será realizado em nossa universidade.
A construção do espaço político hegemônico na modernidade, realizada mediante o sistema dos Estados nacionais ocidentais, pode ser narrada como a constituição de um campo contínuo de tensão entre identidade e diferença, entre universalismo e particularismo, entre processos de inclusão e processos paralelos de exclusão, com o contínuo estabelecimento de fronteiras entre quem está dentro do espaço político de segurança do Estado e quem é mantido à distância para garantir a segurança dos demais. Assim sendo, nos parece apropriado propor uma reflexão acerca das “jurisdições da (in)tolerância” em um momento em que a opinião pública e a comunidade científica debatem a respeito do multiculturalismo e das diversas formas de identidade cultural. No século XVI e no XXI, a reductio ad unum, é percebida como uma estratégia coercitiva.
Agradecemos a todos antecipadamente pela participação e contamos com sua presença em abril.