Evento
Em uma iniciativa para conhecer os imigrantes brasileiros que vivem em Israel, a Universidade Hebraica de Jerusalém e outras universidades do Brasil, dentre elas a UFF de Rio das Ostras, e de Israel criaram o projeto “Imigrantes Brasileiros em Israel: Memórias e Diversidade”.
Segundo a professora do Curso de Produção Cultural do Campus UFF de Rio das Ostras, Adriana Russi, esta é uma iniciativa inovadora que está sendo possível pelo intercâmbio científico cultural com a Universidade Hebraica de Jerusalém. “Este projeto vem registrando oralmente histórias de vida, com a intenção de disponibilizar essas memórias em um banco de dados e uma exposição virtual sobre brasileiros em Israel” enfatizou a docente.
A exposição Açaí e Tâmaras: Saudades da Comida Brasileira em Israel é o primeiro produto deste projeto, oferecendo um panorama que expressa aspectos do modo de viver dos brasileiros em Israel.
Organizada em quatro partes, os visitantes são convidados a conhecer e interagir com os temas:
Contexto: breve descrição da imigração judaica para o Brasil, ciclos por períodos históricos e localização geográfica.
Língua portuguesa e literatura: um glossário visual, fragmentos de obras literárias e preocupação do que levar para um kibutz são retratados e mostram a mistura entre as culturas brasileira e de Israel.
Memórias: depoimentos colhidos na primeira etapa do projeto “Brasileiros em Israel” revelam a adaptação ao novo lugar, as memórias do país de origem e a saudade da comida brasileira.
Paisagens e Receitas: apresentação dos biomas brasileiros e uma curiosa trilha de onde encontrar comida e ingredientes brasileiros por Israel, além de receitas típicas de alguns pratos brasileiros.
No instagram @imigrantesbr.israel os visitantes são convidados a interagir com os temas e a acompanhar o progresso do projeto.