Evento
O curso de Jornalismo da UFF realiza nos dias 26 e 27 de novembro a 14° edição do Controversas, evento criado para debater o mercado de trabalho e os desafios da profissão de jornalista. Neste ano, o Controversas tem como tema as eleições 2018.
Entre as atrações confirmadas nas mesas de debate, mediadas por alunos do curso, estão Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo, Rodolfo Schneider, jornalista da Band e da rádio BandNews, e Andrea Dip, da Agência Pública. O evento também conta com profissionais que estudam o papel da tecnologia nas últimas eleições. A mesa “A tecnologia a serviço da caça aos votos” conta com a presença dos professores da Fundação Getúlio Vargas Lucas Calil e Elis Monteiro, especialistas no assunto.
O evento também debate o trabalho dos assessores de comunicação e as fakenews. Na mesa de encerramento, os professores e cientistas políticos Eduardo Heleno de Jesus Santos, da UFF, e Felipe Borba, da UniRio, apontam cenários sobre o que o país pode esperar para 2019.
No segundo dia do evento, haverá também a cerimônia de entrega do Prêmio Controversas, criado para incentivar a produção de reportagens e ensaios jornalísticos pelos anos de Jornalismo da universidade.
Iniciativa do Departamento de Comunicação Social da UFF, o Controversas existe desde 2010 e busca refletir, a partir de um viés crítico, sobre temas de interesse da comunidade acadêmica. “O Controversas é a cara do curso da UFF: procura aproximar nossos alunos das várias possibilidades do mercado de jornalismo, sem deixar de lado o exercício do senso crítico”, descreveu a professora Larissa Morais, que coordena o evento desde sua criação, com o apoio de alunos e colegas do departamento.
O evento é gratuito e começa às 15 horas, na sala Interartes do Instituto de Arte e Comunicação Social. As inscrições já podem ser feitas através da página do evento no Facebook ou pelo link: http://kli.cx/a5wp
A programação completa pode ser acessada em https://controversas2018.wixsite.com/controversas/